quarta-feira, 20 de outubro de 2021

FETARN e jovens rurais do Mato Grande discutem o Plano Estadual de Sucessão Rural, evento aconteceu em Jandaíra

 


Continuar a vida dos pais no campo não é uma tarefa fácil e tão pouco entendida pela sociedade, ainda que se leve em consideração todo o avanço atual. é por isso que o Governo do Estado do RN está construindo o Plano Estadual de Sucessão Rural. O plano deverá construir propostas com a juventude rural sobre como essa juventude quer continuar a vida no campo junto com os seus pais ou dar continuidade dessa vivência no campo.

No último dia 14 de outubro, foi realizado o Encontro Territorial do Mato Grande para ouvir a juventude rural da região sobre a construção de propostas para o Plano. O encontro aconteceu na sede da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (JOCA), em Jandaíra. 

Contou com a participação de jovens rurais dos municípios de São Miguel do Gostoso, João Câmara e Jandaíra e de várias representações da juventude, dentre elas a representação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), nas pessoas de Silmara Rodrigues (assessora de Juventude da FETARN) e de Erivam do Carmo (Secretário de Administração e Finanças da FETARN e Coordenador da Regional Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - CONTAG); da jovem Rayane Medeiros, Primeira Secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jandaíra e também membra da JOCA; da Prefeita de Jandaíra, Marina Dias Marinho (PT); do Secretário Municipal de Agricultura de Jandaíra, Francisco Melo Medeiros, da presidenta da JOCA, Jailza de Oliveira Melo e demais associados da associação.

O Encontro foi coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, através da Coordenação de Mulheres e Juventude Rural.

Durante o evento, a Prefeitura Municipal de Jandaíra reforçou o incentivo ao protagonismo juvenil do campo para transformação dos espaços e da própria realidade em que vivem. O local escolhido para a realização do evento teve o simbolismo de mostrar que a sucessão rural já acontece, seja, a exemplo da JOCA, que a 10 anos se constituíram enquanto uma associações de jovens rurais buscando a sucessão rural ou seja de forma individual como há algumas experiências.

Historicamente a FETARN, a CONTAG e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais colocaram esse tema na ordem de suas pautas e eventos através das Comissões Municipais, Estaduais e Nacional de Jovens e vem propondo aos governos planos e ações que possibilitem o fortalecimento da juventude rural que querem continuar no campo com políticas públicas e dignidade. Uns dos principais eventos da juventude rural que coloca o tema como centro é o Festival Nacional da Juventude Rural, tendo sido o primeiro realizado em 2005, em Brasília.











Nenhum comentário:

Postar um comentário