sábado, 12 de outubro de 2019

Eleição do Conselho Tutelar em Jandaíra: resultados, possíveis elementos e eleitos.

No último domingo, dia 06 de outubro de 2019, ocorreu em todo país o processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares em todos os municípios. Em Jandaíra como não foi diferente o processo mobilizou milhares de eleitores da cidade e de comunidades rurais, conforme dados repassados pela Secretaria Municipal de Assistência Social até agora tivemos o seguinte resultado até o momento, o mesmo e outros dados serão anunciados e confirmados oficialmente em resolução da Comissão Organizadora composta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA no sitio da Prefeitura Municipal e nos locais e demais mecanismos públicos, sendo que até a publicação do presente texto isso ainda não havia sido realizado no sitio da Prefeitura.

Foram eleitos os seguintes novos conselheiros para um mandato de quatro anos a partir de janeiro de 2020:

Zé Tuar, com 321 votos;
Joetan, com 218 votos;
Valdo, com 200 votos;
João Neto, com 200 votos e;
Alessandra, com 193 votos.

SUPLENTES:

Izerlandia, com 175 votos;
Gracinha Matias, com 171 votos;
Samanda, com 143 votos;
Pepê, com 143 votos e;
Jocasta, com 112 votos.

DEMAIS CANDIDATOS:

Rosilene, com 84 votos;
Juscelino da Silva, com 81 votos;
Maria Lêda, com 74 votos;
Csassiano, com 64 votos;
Cassia, com 54 votos e;
Mercia, com 14 votos.

Inicialmente parabenizo os eleitos, espero que carregue como princípio da atuação no dia a dia a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que tragam em sua atuação a socialização sobre o ECA para uma população ainda desinformada e por consequência disso incompreensiva sobre qual a importância da proteção das crianças e adolescentes e qual o papel do próprio Conselho Tutelar e dos conselheiros em se. Alias, na minha opinião, uns dos principais motivos a qual fez com que nossos jandairenses renovassem 4 dos 5 mandatos dos conselheiros atuais.

Não apenas isso, mas infelizmente pela falta de compreensão do ECA e o papel dos conselheiros acredito que pelo pouco contato que tive com as pessoas nesta eleição no município havia um sentimento errôneo do voto da amizade e de escolher pessoas que na visão popular das pessoas “precisavam mais de um emprego”. Dai vejo um grande desafio para os próximos conselheiros, ou seja, de fazer o que os outros não o fizeram, levar as comunidades rurais, reunir mais os moradores da cidade em locais estratégicos e levar informações sobre o que está previsto no ECA, seja, do ponto de vista dos papeis dos conselheiros, gestores públicos, da sociedade como um todo e inclusive o papel da família.

Sei que não é fácil, mas não existe desafio fácil quando o assunto está vinculado em lhe dar com as pessoas, mas como milito com isso acredito que resistência e persistência são as palavras de ordem. Digo isto porque vir algumas postagens e comentários em grupos de redes sociais dando méritos de alguns eleitos a grupos políticos partidários ou a lideranças políticas. E como já citei não acredito muito que esta hipótese tenha sido a predominante e a principal pelo pouco que observei e conversei com algumas pessoas, até porque se os eleitos tendênciarem no decorrer do mandato por este viés estarão rasgando o ECA e assim sendo não deveriam nem se quer se candidatado. 

Claro que em que pese o processo ser acompanhado pelo Ministério Público e tente ter o cumprimento da legislação o processo de mobilização política para a eleição dos conselheiros desde o inicio tem se misturado com a relação político partidária dos grupos locais o que é grave e desvirtuoso.

Encerro mais uma vez parabenizando não somente os eleitos, onde espero o cumprimento do que já citei, mas parabenizo também os cinco suplentes e todos e todas que tiveram a coragem de disponibilizar seus nomes num processo por se só desafiador. Quero destacar meus parabéns à comunidade rural de Tubibal que pela segunda eleição consecutiva elege um jovem e dessa vez trabalhador rural da própria comunidade, no caso João Neto e embora respeite a vontade do povo, lamentar que a maioria tenha sido escolhida de homens, tendo a representação feminina perdido muito nesse processo.

Jocelino Dantas Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário