terça-feira, 27 de agosto de 2019

Queimadas, desmatamento e destruição: é preciso repensar o desenvolvimento sustentável da Amazônia

FOTO: Daniel Beltra (Greenpeace)

As queimadas na Amazônia são a principal notícia dos últimos dias. Em todo mundo ativistas ambientais, políticos, pesquisadores, artistas e intelectuais manifestam suas preocupações sobre o fogo que se alastra sobre a maior floresta tropical do mundo. 

Só este ano de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já foram contabilizados 74.155 focos de incêndio, 84% a mais em relação a 2018. 

Devido o aumento do número de focos de incêndio, ONG´s da Alemanha e da Noruega que contribuem para o Fundo Amazônia, projeto de cooperação internacional para preservação da floresta, anunciaram a suspensão de seus repasses após a divulgação das taxas de desmatamento na região. Nota Técnica do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) confirma que as queimadas estão diretamente ligadas ao aumento do desmatamento na região. Leia Nota AQUI 

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas Federações e Sindicatos filiados, principalmente os da região Norte do país, e outros movimentos sociais e religiosos que também atuam em defesa dos povos do campo, da floresta e das águas, as queimadas têm ligação direta com a atual política ambiental do governo federal, que para atender aos interesses do capital internacional: incentiva a atividade econômica predadora (agronegócio, mineradoras, hidroelétricas, entre outras); extingui programas e políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento rural sustentável na região, a exemplo dos cortes para a manutenção da estrutura institucional fundiária na Amazônia; corta recursos para as pesquisas científicas no bioma; reduz o cumprimento das leis ambientais; promove a exploração econômica das reservas indígenas; e ainda libera um número recorde de agrotóxicos no país, totalizando 211 só neste ano. 
  
O Sistema CONTAG entende que se o governo federal seguir com a atual Política Ambiental, pautada sobre os interesses do capital internacional, as queimadas aumentarão e destruirão esse gigantesco bioma que é patrimônio dos povos da Amazônia, dos brasileiros e de toda a população mundial. 

A CONTAG, suas Federações e Sindicatos filiados, reforçam a participação, apoio e valorização de espaços como o Fórum Internacional sobre a Amazônia (II FIA); a Marcha pela Amazônia; o Sínodo para a Pan-Amazônia, convocado pelo papa Francisco para outubro de 2019, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”; e seguem com ações estratégicas e articulações junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário, em defesa da Amazônia e dos povos que nela vivem. 

AMAZÔNIA: POVOS, FAUNA, FLORA E RIOS...    
Conhecida por sua biodiversidade, a Amazônia abriga em sua bacia hidrográfica a maior diversidade de peixes do mundo: entre 2.500 e 3 mil espécies; sua fauna tem mais de 2 milhões de espécies, muitas das quais encontradas apenas na região; e sua flora abriga cerca de 30 mil espécies vegetais. Todo esse patrimônio ambiental é guardado e preservado ao longo dos séculos pelos indígenas, os quilombolas e os(as)  agricultores(as) familiares.

"Estamos todos preocupados com os vastos incêndios que se desenvolveram na Amazônia. Rezemos para que, com o empenho de todos, sejam domados rapidamente. Aquele pulmão de florestas é vital para o nosso planeta”, Papa Francisco.

FONTE: Direção da CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário