terça-feira, 13 de novembro de 2018

FETARN participa de reunião técnica sobre o Serviço de Inspeção Municipal - SIM


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, através das Secretarias de Política Agrícola, REforma Agrária e Meio ambiente participam nesses dias 13 e 14 da reunião técnica sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A reunião é realizada pelo Ministério da Agricultura e acontece no auditório do SEBRAE, em Natal. O evento trás como tema central; Serviço de Inspeção: "dinamismo para as economias locais e segurança alimentar", o seminário tem como objetivo a implantação e estruturação dos serviços de inspeção municipais (SIM) no RN com vistas a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI POA.

A programação vai trazer as experiências e as vantagens da criação do Serviço de Inspeção Municipais e a adesão SISBI POA. Primeiro terá a apresentação do prefeito Calcido Dagno Pereira do pequeno município de Santa Rita do Pardo/MG pelo Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema - CODEVALE. E da Cristina Martins, Secretária Executiva do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto do Paranaíba - CIDES.

Estiveram na mesa de abertura agora pela amanhã o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha; Roberto Papa, Ministério da Agricultura; Dr. Sergio Sena, Promotor de Justiça, Dra. Celia, pela Vigilância Sanitária do Estado do RN e Silva Patricia, assessora da FETARN pela Secretaria de Política Agrícola. 

"A falta do SIM tem impacto negativo direto na agricultura familiar, deixando esse segmento fora das compras institucionais, sobre tudo no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que impede que nossos agricultores vendam seus produtos de origem animal. A opção dos Consórcios Municipais nos parece uma saída, principalmente depois que o Ministério Público proibiu a venda que vinha sendo feita no inicio da execução do PNAE e do PAA através da EMATER e da CONAB, diante disso a FETARN se colocar a disposição para contribuir com essa discussão com todos os atores, sobre tudo com os municípios", afirmou Silvana.

Também estão presente pela FETARN, Joseraldo do Vale, assessor da Secretaria de Reforma Agrária e Meio Ambiente e Maria de Fátima Torres, representando a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES/RN) e também Gestora da Central Estadual de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário