terça-feira, 13 de março de 2018

PARLASUL REPUDIA TENTATIVA DE INTERFERÊNCIA DE MENDONÇA FILHO NA AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES


Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte do Parlamento do Mercosul aprovou, nesta segunda-feira, 12, uma moção de repudio contra as declarações do Ministro da Educação, Mendonça Filho, que criticou publicamente a oferta de uma disciplina intitulada "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil", no curso de Ciência Política da Universidade de Brasília; proposta foi uma sugestão da senadora Fátima Bezerra.

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte do Parlamento do Mercosul aprovou, nesta segunda-feira, 12, uma moção de repudio contra as declarações do Ministro da Educação, Mendonça Filho, que criticou publicamente a oferta de uma disciplina intitulada "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil", no curso de Ciência Política da Universidade de Brasília. A proposta foi uma sugestão da senadora Fátima Bezerra.

Na nota, os parlamentares repudiam qualquer tentativa de violação da autonomia universitária. "A liberdade de cátedra e a autonomia didático-científica das universidades são princípios basilares dos estados democráticos. Declaramos apoio irrestrito aos estudantes, docentes, pesquisadores, cientistas e intelectuais brasileiros, que desencadearam uma intensa mobilização em defesa das universidades públicas", defenderam.

Os parlamentares destacaram ainda que as universidades públicas brasileiras cumprem um papel decisivo para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Brasil, do Mercosul e da América Latina. " A Rede Federal de Ensino Superior Público vivenciou um importante processo de expansão no Brasil, com a criação de 18 novas universidades federais, dentre as quais se destaca a UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana", lembram.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário