terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Ex-ministro de Lula e Dilma abre Congresso de agricultores do RN na quarta

Evento da FETARN que será realizado no município de Nísia Floresta tem como tema: “Unificar a luta, manter direitos e ampliar conquistas”.

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, que chegou a ser considerado um dos 60 homens mais poderosos do Brasil, Gilberto Carvalho é uma das presenças mais aguardadas do 10º Congresso da FETARN - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – que acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro no Centro de Eventos Mardunas, em Nísia Floresta, reunindo agricultores de quase todos os municípios potiguares. 

O evento, que tem como norte o tema: “Unificar a luta, manter direitos e ampliar conquistas”, terá como ponto alto a sua abertura, quando o ex-assessor e ex-conselheiro de Lula fará uma análise da conjuntura política atual e explanará, junto a delegados da FETARN, sobre comunicação popular para base. Segundo o presidente da FETARN, Manoel Cândido da Costa, esse momento de debates e busca de organização da categoria para lutar por melhorias é fundamental para o futuro da atividade no Brasil.

Segundo destaca, os trabalhadores rurais e agricultores sofrem com o crescente êxodo rural, queda vertiginosa de recursos do plano safra, extinção de créditos fundiários, fim das desapropriações, além de fortes ameaças à atividade com as reformas da previdência e trabalhista em trâmite no Congresso Nacional, dentre várias medidas governamentais que consideram prejudiciais aos agricultores.


Também entram na pauta de discussões do 10º Congresso: agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, reforma agrária e meio ambiente, além de políticas agrícolas e a situação do homem do campo no Rio Grande do Norte, após sete anos de estiagem. Outra presença importante é a do presidente da Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - Aristides Veras dos Santos, que explanará sobre políticas sociais e legislações que impactam a atividade, como lei de terceirização, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário