quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Em 2018, tudo deverá girar em torno das questões de ordem política e econômica

Por Evandro Borges
Advogado


Para advogado, tendência do eleitorado é de renovação, votar no “ficha limpa”, procurar os candidatos sem tradição política e sem mandatos, de partidos que se apresente de forma moderna.


O ano de 2018 haverá eleições presidências, para governadores dos Estados, a bancada federal e estadual, levando para que tudo gire em torno das questões de ordem política e econômica, e o país precisa de reformas em todas as suas dimensões, muitos temas serão abordados e estarão na ordem do dia, sendo o mais relevante deles a reforma política, que vem sendo efetuado pelo atual congresso.

O resultado eleitoral continua sendo uma incógnita. O pleito eleitoral será marcado de vez pelas redes sociais, com muito fake, para os desavisados, já utilizados em outras campanhas, mas, neste campo, haverá uma disputa acirrada, cabendo a todos nós chamar o leitor para a ponderação, para o diálogo, para construção democrática, para a convivência do pluralismo. 

A tendência do eleitorado é de renovação, votar no “ficha limpa”, procurar os candidatos sem tradição política e sem mandatos, de partidos que se apresente de forma moderna de organização, que apresente propostas concretas e que sejam capazes de serem viabilizadas, e ainda outros candidatos que representem o lugar, o regional, que se tenha identificação e raiz.

A disputa da visão econômica neoliberal e de desenvolvimento com equidade social, mais uma vez estará em pauta, com as reformas realizadas, com os desdobramentos da reforma trabalhista, e o início da chamada ”pejotização” de muitos segmentos, banco de horas, trabalhos pagos a base de diárias, e outros infortúnios, que na verdade sucateia a força de trabalho e não geram empregos com o mínimo de segurança, fragilizando as famílias. 

Os investimentos empresarias mais significativos no Estado continuarão sendo na área do turismo, gerador de uma excelente cadeia produtiva, hoteleira, de gastronomia, de artesanato, serviços e outras, na melhoria do avanço da infraestrutura, com a consolidação do que já se promove, e no setor de Energia Renovável não poluente eólico e de energia solar, com investimentos que poderão melhorar a estrutura de muitos Municípios.

Os valores sociais continuarão na mesma trilha, de transformação, seja na família e no casamento, no avanço social das mulheres, nas denuncias contra a violência no ambiente doméstico, e o cerco a cultura do machismo, e com um aumento da comunicação nas redes sociais, incorporando mais setores, com uma tendência para comunicação total, por diversos meios. 

As questões da violência, da saúde pública e da educação estarão às três dimensões de forma visível, pois não é fácil romper com o crime organizado, que corrompe, envolvendo a todos com drogas ilícitas. A saúde pública precisa da unidade da sociedade com ações conjuntas do Estado, em face ao forte corporativismo que se coloca acima do interesse público. E quanto à educação vencer o analfabetismo, melhorar as condições da educação pública, será um grande desafio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário