sexta-feira, 3 de novembro de 2017

História do sindicalismo no Brasil marca o inicio do segundo modulo do Curso Regional Nordeste da ENFOC.

100 educandos e educandas de todos os estados da região nordeste estão desde o dia 30 de novembro no 2º modulo do Curso Regional Nordeste da Escola Nacional de Formação da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar), em Aracaju, Sergipe. O público é formado por dirigentes sindicais rurais e assessores das Federações de Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar dos Estados do nordeste e dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

Os educandos e educandas trouxeram de seus estados para essa etapa da formação pesquisas sobre a história das Federações e Sindicatos onde atuam. Mas o debate foi mediado por Socorro Silva, educadora popular e professora da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Dentro desse debate a professora trouxe o contexto e concepção que deram origem ao sindicalismo no Brasil.

Mas a reflexão formativa também traz a história de lutas e organização das mulheres, a política nacional de formação da ENFOC, Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), Política Pública na Perspectiva do Direito, Análise de Conjuntura e Desafios do Movimento Sindical na Atualidade: representação e representatividade. Nesses últimos três temas terá a contribuição de Mazé Morais, Secretária de Mulheres da CONTAG, Aristides Veras, Presidente da CONTAG e Dr. Ivaneck Peres, advogado da CONTAG.















Nenhum comentário:

Postar um comentário