quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Vereador Joilson reclama de falta de atendimento de urgência de morador de Tubibal e atendimento nas unidades de saúde vira debate na Câmara de Jandaíra


O Vereador José Joilson (PSD) reclamou pela segunda vez de negligência de atendimento de solicitação de ambulância para atender paciente de urgência vindo da comunidade de Tubibal e atendimento das unidades de saúde vira debate na sessão da Câmara de ontem, 10 de outubro. O vereador relator que essa é a segunda vez que moradores de Tubibal ligam solicitando a ambulância para ir buscar paciente com sintomas de urgência na comunidade de Tubibal e quem atende o telefone do hospital diz que ou não tem carro ou que está indo e nunca chega.

Segundo o vereador, dessa vez foi um senhor que sofreu um desmaio, foi realizado a solicitação, afirmaram na unidade de saúde que estavam indo buscar o paciente e de tanto esperar resolveram trazer o paciente em um carro particular e nem se quer encontraram a tal ambulância no caminho, ao chegar na unidade de saúde (hospital de Jandaíra) haviam duas ambulâncias paradas. O vereador relembrou que se estiver um carro de apoio em Tubibal com uma pessoa responsável isso poderia ser evitado.

Pois bem, o líder da prefeita, vereador Ricardo Paulino e os demais vereadores reconheceram o problema e que tem certeza que a prefeita talvez não tenha conhecimento e que será resolvido e que não se repetirá. Mas continuam pedindo paciência em relação ao carro de apoio de Tubibal, a principal alegação é a crise financeira em que o município se encontra.

Mas o debate sobre problemas na saúde não parou por ai, o vereador Raimundo Faria reclamou que segundo moradores de Trincheiras só estão distribuindo seis fichas de manhã e quatro a tarde e isso é insuficiente para a população. O vereador Joilson voltou a reclamar que em Tubibal além da limitação de fichas que também é insuficiente para a comunidade ainda inventaram um horário corrido, que segundo o mesmo a equipe chega as nove e volta às onze e meia. Os vereadores afirmaram que irão procura a secretaria de saúde e a prefeita para debater os problemas.


O presidente da casa, vereador Severino Matias Filho (PMDB) e a vereadora Valéria Severiano (PMB) lamentaram a liminar da justiça federal de Brasília concedida ao Conselho Federal de Medicina que limita os atos dos enfermeiros que agravarão ainda mais rapidez dos serviços básicos de saúde nas unidades básicas do interior. A liminar tira serviços dos profissionais de enfermagem como a realização de preventivos, receitas de alguns medicamentos e outros procedimentos que segundo a liminar só podem ser realizados pelos médicos.

Os debates ocorreram na sessão da Câmara de ontem (10) de outubro. A sessão foi realizada ontem por ocasião de audiência realizada no final da tarde de segunda com a superintendência da CAERN, onde esteve presente o presidente da casa e alguns vereadores, assim informou o presidente, Severino Matias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário