terça-feira, 5 de setembro de 2017

VI turma do Curso de Formação Política Regional Nordeste vivenciam na prática os temas refletidos no curso





Os educandos e educandas da VI Turma do Curso de Formação Política Sindical Regional Nordeste vivenciaram na prática os temas refletidos durante o curso. A turma visitou duas experiências de comunidades tradicionais, a Comunidade Indígena Lagoa do Tapará e a comunidade Quilombola Capoeira, ambas no município de Macaíba, na zona metropolitana de Natal/RN.

Os educandos questionaram e ouviram lideranças e moradores das duas comunidades sobre vários temas, dentre eles cultura, história da comunidade, formas de organização, juventude, as mulheres e sua participação e organização do trabalho, políticas públicas, garantia de direitos e etc. A visita cotou com a organização da equipe do RN, da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Macaíba.



A tarde foi realizada um diálogo pedagógico sobre o que foi visto nas duas experiências e os temas vistos até agora no curso, por exemplo, a ação do capitalismo, da ideologia dominante, do patriarcado e da desterritorialização e da forma de colonização no Brasil e no Nordeste na vida e formação dessas comunidades ao longo da história. Os grupos destacara a ação do capitalismo, da ação do colonizador branco e do modelo de educação predominante na desconstrução cultural das comunidades.

“A escola de minha comunidade não representa nossa cultura local quilombola, tive a oportunidade de cursar ensino superior na universidade pública graças ao PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) e agora passei para uma pós-graduação, mas ainda assim tenho que sair da comunidade e de meu município para continuar estudar e continuar estudando” afirmou Ana Cleide, jovem da comunidade quilombola de Capoeira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário