sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A burocracia exacerbada inibe a corrupção ou atrapalha o acesso dos direitos dos trabalhadores e das classes mais vulneráveis?

Tenho observado a cada dia que vem crescendo o aumento exacerbado da burocracia em nome na inibição da corrupção no serviço público, sobre tudo no tocante ao acesso dos diretos dos trabalhadores e o acesso as políticas públicas. Uns dos principais argumentos é a inibição da corrupção por parte dos servidores públicos e de entidades envolvidas nessa garantia de direitos e políticas.

Sejam elas instâncias públicas e até mesmo Organizações Não Governamentais. Mas isso de fato inibe a corrupção ou desvio de conduta de servidores públicos ou agentes facilitadores?

Em minha opinião não, quanto mais vejo leis e regras que muitas vezes só tiram direitos das classes sociais mais vulneráveis, a exemplo, da agricultura familiar mais vejo servidores públicos e políticos corruptos e pessoas até mesmo em algumas outras instituições da sociedade civil. Para mim o que define em uma pessoa ser corrupta ou não, não são regras e mais regras impostas para esse fim e sim valores, caráter e disciplina a ética profissional ou como dizia meus avós e diz meu pai e mãe, é vergonha na cara.

Outro viés deve ser a investigação e punição desses lixos no meio público e nas organizações envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário