sábado, 5 de agosto de 2017

Programa Mais Médicos versos saúde nos municípios do interior, um exemplo, Jandaíra

Já ouvir vários amigos nas redes sociais, locais informais e até mesmo as organizações da categoria dos médicos no Brasil criticarem o modelo do Programa Mais Médico, criado pela então presidenta Dilma. Mas um exemplo claro que estamos vivendo no município de Jandaíra, mostra a importância e a grandeza desse programa para os municípios interioranos e sobre tudo para as áreas rurais.

No município de Jandaíra existem oito (08) comunidades rurais, dessas quatro (04) tem postos de saúde. A atual gestão tem mantido equipes de profissionais em rodízios em dias alternados por semana, com dentistas, técnico de enfermagem, enfermeiros, fonoaudiólogo e até mesmo em alguns postos mantém técnicos permanentes. 

Mas um fato me chama a atenção neste mês de julho, é que a exatamente a um mês e cinco dias o médico do Programa Mais Médico, ou seja, o cubano residente no município pago pelo programa tirou férias e a prefeitura não repôs outro profissional no lugar. Pois bem, nesse período as comunidades rurais ficaram sem médico, na sede do município as consultas além de limitadas, na maioria das vezes os atendimentos para quem é da zona rural são por ordem de chegada e de urgência.

A situação será regularizada semana que vem, pois o médico do programa já voltou de Cuba nesse final de semana.

Pois é, sabemos que nossa saúde pública não é a mil maravilhas em nenhum lugar, principalmente em um momento em que falta dinheiro para as políticas públicas, mas não falta para comprar deputado. Mas analisando essa situação dar para se perceber a grandeza e importância do Programa Mais Médico.

Jocelino Dantas Batista
Dirigente Sindical Rural e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Integrado, Sustentável e Solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário