segunda-feira, 26 de junho de 2017

PT LIDERA PREFERÊNCIA DO BRASILEIRO E PSDB E PMDB AFUNDAM ABRAÇADOS


Mesmo vítima de um impeachment sem crime responsabilidade, isto é, um golpe, e submetido a uma intensa campanha de criminalização, o PT é o partido com a maior popularidade do Brasil; segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, 25, o PT é o favorito de 18% da população, na maior popularidade desde a segunda posse de Dilma, em 2015; PSDB e o PMDB, que selaram uma aliança para assaltar o Poder, aparecem empatados em segundo lugar, com apenas 5% de preferência da população, bem próximos da margem de erro da pesquisa, que é de 2%; preferência pelo PT reflete a liderança do ex-presidente Lula na corrida presidencial para 2018 e aumenta as dificuldades para quem tenta inabilitá-lo na disputa.

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo, 25, mostra que o PT é o partido político com a maior popularidade do Brasil. Apesar de ter sido vítima de um impeachment sem crime responsabilidade, isto é, um golpe, e submetido a uma intensa campanha de criminalização, o PT  lidera com 18% a preferência da população. É o maior percentual de popularidade desde a segunda posse de Dilma, em 2015.

Como mostra reportagem de José Marques, da Folha de S. Paulo, o PT era a líder isolada em popularidade de 2000 até junho de 2015, quando empatou tecnicamente com o PSDB. Na época, os simpatizantes dos petistas eram 11% e do tucanos, 9%. Em dezembro do ano passado, tinha 9%. Voltou a crescer em maio deste ano, quando alcançou 15%. O ápice de popularidade do PT foi no próprio governo Dilma, em março de 2013, pouco antes das manifestações de junho. A sigla havia chegado a 29% de preferência popular.

A pesquisa do Datafolha mostra também que o PSDB e o PMDB, que selaram uma aliança espúria para assaltar o Poder, aparecem empatados em segundo lugar, com apenas 5% de preferência da população, bem próximos da margem de erro da pesquisa, que é de 2%.

A grande maioria dos entrevistados, no entanto, não tem preferência por partidos. Esse índice é de 59%. Além de PT, PSDB e PMDB, apenas outras três legendas chegam a pontuar na pesquisa. PSOL, PV e PDT alcançaram 1% cada.

Preferência pelo PT reflete a liderança do ex-presidente Lula na corrida presidencial para 2018 e aumenta as dificuldades para quem tenta inabilitá-lo na disputa. 

Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário