quinta-feira, 1 de junho de 2017

Prefeitura de Jandaíra adquiri duas ambulâncias novas, veículos poderão amenizar a dificuldade de acesso da zona rural aos serviços de urgências em saúde.




Chegam ao nosso município duas ambulâncias novas, ambas adquiridas com recursos próprios. Quero aqui parabenizar a gestão nesse ponto, pois mostra boa vontade em aplicar os recursos públicos da arrecadação própria, a exemplo, do ISS das eólicas nos serviços para à população, acredito que esses veículos poderão amenizar a agonia dos moradores das comunidades rurais ao acesso aos serviços de urgências em saúde.

A estratégia saúde da família e o Programa Mais Médico têm chegado às comunidades, mas o atendimento é realizado uma vez por semana nos postos de saúde das comunidades de Guarapes, Aroeira, Trincheiras e Tubibal. Porém, sabemos que isso ainda não atende toda a demanda das comunidades, uma vez que, alguns problemas ocorrem durante o restante da semana e sobre tudo os atendimentos de urgências, necessitando assim o transporte de urgência ou de forma corriqueiro para a unidade básica de saúde, localizada na sede do município.

Para os moradores das comunidades rurais isso vem sendo um problema, pois quando existia as ambulâncias na frota necessária em gestões passadas o atendimento era realizado de forma rápida através de um serviço de solicitação via telefone. Na gestão passada, por exemplo, apesar das ambulâncias já quase não existir, mas a gestão disponibilizava carros para apoiar as comunidades, Tubibal sobre tudo.

Alias a reclamação dos moradores da comunidade de Tubibal vem sendo constante sobre essa questão, fato de vários debates e reivindicações dos dois vereadores da comunidade, José Joilson (PSD) e Gilvanir Martins (PMDB). O serviço telefônico até ainda existe, mas segundo os próprios vereadores em sessões da Câmara e por sua vez confirmados por outros vereadores, por exemplo, vereador Raimundo Faria, as pessoas já sabem o que escutarão quando vão ligar: “não tem caro, não tem carro”.

“Por mais desastrosa que tenha sido a gestão passada, nunca houve a falta de um transporte para o hospital, já agora, está acontecendo um descaso total e ninguém fala nada”, palavras de alguns moradores da comunidade rural de Tubibal ao fazer visitas locais recentemente.

Com a chegada dos novos veículos esperamos que a gestão possa priorizar essa questão, planejando melhor a utilidade dos mesmos e inclusive reforçando a frota, uma vez que sabemos que ainda existe veículos do município que estão encostados, deixados pela gestão passada que poderiam serem concertados e colocados a disposição da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário