segunda-feira, 13 de março de 2017

Presidente LULA no 12º congresso da CONTAG


Começa hoje (13) o 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR). Essa é a maior instância de deliberação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e que reunirá, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no período de 13 a 17 de março, delegados e delegadas de todos os estados brasileiros. Nesta semana, mais de 2 mil pessoas irão avaliar as ações realizadas pela atual gestão, eleger a nova Diretoria da CONTAG e aprovar as resoluções que darão os rumos para os próximos quatro anos.
A abertura política acontecerá às 19 horas e contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outras personalidades, como o secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, dos presidentes das centrais sindicais CUT e CTB, de parlamentares, de delegação internacional de entidades parceiras da América Latina, de representantes das organizações do Campo Unitário e do cooperativismo solidário da agricultura familiar, entre outras.
Na manhã da terça-feira (14) acontecerá um ato de celebração do Dia Internacional da Mulher e, em seguida, uma análise de conjuntura internacional e nacional com o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lucio, com a professora e educadora popular Socorro Silva, e com a coordenadora do movimento “Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli.
Na tarde de terça-feira e na quarta-feira (15) serão realizados os debates dos grupos de trabalho, focando nas grandes temáticas da agricultura familiar, como reforma agrária; políticas públicas para o campo; soberania e segurança alimentar; relações de trabalho no meio rural; meio ambiente; participação de mulheres, jovens e terceira idade; comunicação popular; formação político-sindical; entre outras.
Na quinta-feira (16), será o dia da Plenária final, onde serão aprovadas as resoluções da categoria para a Gestão 2017-2021 da CONTAG. Neste dia também será apresentada a chapa para a nova Diretoria da Confederação. A eleição acontecerá no último dia, sexta-feira (17).
A expectativa da Diretoria da CONTAG é de realizar um grande congresso, reunindo toda a diversidade brasileira, inclusive na atual conjuntura do País. “É um momento desafiador para os agricultores e agricultoras familiares. Vivemos um período de retrocessos, de retirada de direitos, de continuidade da seca no Nordeste, de enchentes no sul, de recessão, e a agricultura familiar está sendo bastante impactada. Pretendemos fazer grandes debates durante o nosso Congresso, de escutar a base e de definir os rumos para a próxima Diretoria da CONTAG. Que tenhamos um bom Congresso!”, destacou o presidente da CONTAG, Alberto Broch.
FONTE: Assessoria de Comunicação 12º CNTTR - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário