terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Conselheiro Gilberto Jales toma posse como presidente do Tribunal de Contas




O conselheiro Gilberto Jales tomou posse na última sexta-feira (16) como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), durante sessão extraordinária realizada no plenário da Corte. Gilberto Jales enfatizou, em seu discurso de posse, a importância de “um controle externo moderno, necessário para a efetividade das políticas públicas”. "Para isso, é necessário melhorar os instrumentos de planejamento, tornar as ações mais transparentes, reais, participativas, buscando o desenvolvimento local e sustentável”, ressaltou.

Após ser empossado no cargo, o novo presidente deu posse ao conselheiro Tarcísio Costa, como vice-presidente, Carlos Thompson Costa Fernandes, como corregedor, Renato Costa Dias, como ouvidor e Paulo Roberto Chaves Alves, como diretor da Escola de Contas. Tomaram posse ainda, na 1ª Câmara,  a conselheira Adélia Sales (presidente) e os conselheiros Tarcísio Costa e Carlos Thompson Costa Fernandes. Na 2ª Câmara, os conselheiros Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior (presidente), Renato Costa Dias e Paulo Roberto Chaves Alves.

Ao fazer um balanço de sua gestão, Carlos Thompson agradeceu aos demais conselheiros e à equipe pelas conquistas alcançadas. “Plantamos sementes que já estão dando frutos”, disse, lembrando que a solidez técnica, abnegação e coragem foram fundamentais para a realização da missão a que foram designados, destacando um leque de ações, entre as quais a realização de concurso público para auditor; a aprovação de resoluções que tratam da ordem cronológica de pagamento; o sistema de fiscalização da evolução patrimonial; criação do setor de inteligência e outros.

A posse dos novos dirigentes contou com a presença dos presidentes da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), respectivamente os conselheiros Valdecir Pascoal e Sebastião Helvécio. Ambos destacaram o trabalho profícuo realizado na Corte de Contas Potiguar, com repercussão em vários TC´s do país. “Os Tribunais passam por um momento de aprimoramento institucional e aqui temos vários exemplos de um trabalho profícuo”, ressaltou Valdecir. Sebastião Helvécio complementou que esse trabalho vem sendo possível “através do conhecimento e da capacitação "Queremos melhorar a administração pública brasileira”, disse.

A solenidade também foi prestigiada pelo governador do Estado, Robinson Faria; pelo presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza; prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves; prefeita eleita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; entre outras autoridades.

Perfil

Antônio Gilberto de Oliveira Jales tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado no dia 8 de maio de 2013. Indicado pela então Governadora Rosalba Ciarlini, assumiu a vaga deixada pelo Conselheiro aposentado Alcimar Torquato.

Natural do município de Messias Targino, Jales é geólogo com especialização em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos, e tem mestrado em Irrigação e Drenagem.

Na gestão pública, ocupou os cargos de Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Diretor Executivo da Gerência de Gestão Ambiental, ambos da prefeitura de Mossoró, período em que o Município foi agraciado por duas vezes com o Prêmio "Gestão Pública e cidadania" pela Fundação Getúlio Vargas, BNDES e Fundação Ford, com os Projetos AGUA VIVA LUZ DO SOL e PROCAP.  Ocupou, ainda, as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária.

Na docência do ensino superior como professor a Universidade Potiguar - Campus Mossoró e Natal, ministrou disciplinas nos cursos de Gestão Pública, Gestão Ambiental, Petróleo e Gás, Administração, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental. Foi ainda Diretor do Curso de Gestão Ambiental e Gestão Pública da UNP-Mossoró.

Atualmente preside a 1ª Câmara de Contas do TCE/RN, e compõe o quadro de diretores da Associação de Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) como titular da Diretoria de Corregedorias e Ouvidorias. Representou o TCE/RN no treinamento das comissões técnicas encarregadas de visitar os 33 Tribunais de Contas do Brasil que aderiram ao projeto MMD-TC (Marco de Medição e Desempenho dos Tribunais de Contas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário