terça-feira, 18 de outubro de 2016

Instituto EDP divulga vencedor do Concurso Professor Sustentável em Jandaíra (RN)

Projeto com foco no resgate do patrimônio histórico-cultural da cidade é vencedor de 2016

É chegada a hora do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, anunciar os projetos vencedores do concurso Professor Sustentável, ação com o objetivo de incentivar a troca de conhecimento sobre consumo consciente de energia e preservação dos recursos naturais, bem como estimular a adoção e o ensino de práticas sustentáveis nas escolas e nas comunidades em que estão inseridas.

Em 2016, a premiação que faz parte do EDP nas Escolas teve como tema “Escola, indivíduos e comunidade: unindo forças para integrar solução”. Os professores das escolas participantes foram capacitados a desenvolver um projeto que visasse a solução para um problema ou uma oportunidade diagnosticada na escola ou em seu entorno. Para tanto, contaram com a plataforma educacional Dreamshaper, voltada ao empreendedorismo com o trabalho das competências socioemocionais e empreendedoras dos usuários.

“O perfil das ideias selecionadas reforça a efetividade das ações realizadas junto às entidades educacionais, com foco na melhoria da qualidade do ambiente escolar e de seu entorno. Soma-se a isso, o engajamento dos professores em propor ações extracurriculares que também compartilham conceitos de sustentabilidade”, diz Paulo Ramicelli, assessor do Instituto EDP.

Ao todo, mais de 80 professores de 17 escolas nos estados do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, tiveram suas propostas inscritas pelas unidades de ensino. Com base em cinco critérios de avaliação – Ideia do Projeto, Agregação de Valor, Coerência e Consistência das Informações, Proposta relacionada ao tema e Aplicabilidade – foram apontados os 15 semifinalistas.

Por fim, a comissão julgadora, formada por Ivo Candido e Cecília Michellis (da área de Sustentabilidade da EDP), Cristina Filizzola (Aliança Empreendedora), Robson Alexandre de Moraes (Orientador pedagógico na rede municipal de ensino de Campinas), Felipe Rodrigues e João Borges (Dreamshaper), escolheu cinco vencedores. Cada um será contemplado com a quantia de R$ 3 mil para viabilizar as ações entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

O vencedor do Professor Sustentável 2016 no Rio Grande do Norte:

Aroeira, 80 – Projeto da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel (Jandaíra/RN) – Propõe a criação de uma cartilha para contar a história da comunidade de Aroeira, valorizando seu patrimônio histórico-cultural.

Além de Jandaíra, também serão premiados educadores da rede pública de Guarulhos (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP), Tramandaí (RS) e Vitória (ES).

O EDP nas Escolas, além do concurso Professor Sustentável, conta também com o concurso Arte com Energia, iniciativa voltada aos alunos e que, este ano segue o tema ‘Brincar para Aprender’.

O EDP nas Escolas – 15 anos

A edição 2016 do projeto conta com a parceria da MoLin do Brasil, empresa especializada em materiais escolares.  Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua por meio de iniciativas que visam o aumento da qualidade de vida estudantil de alunos de escolas públicas, utilizando ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.

Entrando em seu 15º ano, o projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e recebeu mais de R$ 5 milhões de investimento da EDP.

O EDP nas Escolas também capacita professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário