quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Senadores protocolam representação contra Eliseu Padilha e nova AGU


Parlamentares do PT, Rede e PCdoB protocolaram, nesta terça-feira (13), na Procuradoria-Geral da República (PGR), uma representação contra o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça. O grupo pede que o Ministério Público apure as declarações do ex-advogado-geral da União Fábio Medina Osório, exonerado na última sexta-feira (9), à revista “Veja”, de que teria sido demitido porque o governo estaria querendo abafar a operação Lava Jato.
Na entrevista, Medina disse que pretendia mover ações de ressarcimento de dinheiro desviado por políticos, alguns da base do governo, e que Padilha o teria orientado a ficar fora da Lava Jato. Ele também afirmou que a hoje advogada-geral da União teria contribuído para atrasar seu acesso aos inquéritos da Lava Jato, enviados pelo Supremo Tribunal Federal, com a desculpa de que o órgão não teria um HD para copiar os documentos.
Segundo a senadora Fátima Bezerra, a iniciativa de abafar a operação Lava Jato já derrubou dois ministros do governo. O primeiro foi o senador Romero Jucá, ex-ministro do Planejamento, que foi flagrado em uma gravação com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado dizendo que tinham que tirar a presidenta Dilma do governo para barrar a Lava Jato. “Agora, temos essa gravíssima denúncia do ex-advogado-geral da União. Esperamos que o Ministério Público realize essa investigação com toda rigorosidade e seriedade. A conduta do ministro Eliseu Padilha é inaceitável. É uma atitude condenável”, disse.
Além de Fátima Bezerra, assinaram a representação os senadores Humberto Costa (PT-PE), Gleisi Hoffman (PT-PR), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Lindbergh Farias (PT-RJ), Ângela Portela (PT-RR), Paulo Rocha (PT-PA), Jorge Viana (PT-AC), José Pimentel (PT-CE), Regina Sousa (PT-PI), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), Paulo Paim (PT-RS), Roberto Requião (PMDB-PR) e pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA).

Um comentário:

  1. A lava jato precisa continuar!! Só assim teremos alguma justiça depois de tantos roubos em nosso país..

    ResponderExcluir