quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FORMATURA DA GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS



















Graduado em Gestão de Cooperativas pela UFRN, agora diplomado, curso superior, para alguns amigos parece ser um curso estranho ou para outros o estranho é como eu, outro companheiro ou vários companheiros que colamos grau neste dia 30 de agosto fomos parar nesse curso? Pois bem, graças a minha luta, a luta de vários companheiros e companheiras dos movimentos sociais e sindical do campo ainda nos anos 90 conquistamos o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Pois é meus amigos, foi graças a esse programa que eu e muitos outros companheiros e companheiras de uma turma de 43 colamos grau e agora somos considerados bacharéis em Gestão de Cooperativas. Cursos esse que aprofunda o maior sentimento de dedicação da história de luta da maioria dos que colaram grau, ou seja, a luta e o dever de continuar a missão pelo fortalecimento da organização dos agricultores e agricultoras familiares de forma social e solidária.

Agradeço acima de tudo a Deus, mas também não poderia deixar de agradecer a minha família pelo apoio, a outra família que desde minha adolescência se incorpora em mim, a família do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e assim sendo agradeço como símbolo aos companheiros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra que quando precisei me ausentar uma ou duas semanas por mês me compreenderam e tocaram o barco na labuta nos dias de ausências.  Ao prefeito de nosso município de Jandaíra, José Roberto de Souza (Beto Roque) que me honrou com sua presença e também me compreendeu quando fui seu secretário e também precisei me ausentar e o mesmo confiou que era possível as coisas acontecerem no município a depender da equipe a qual coordenei na sua gestão, tanto na agricultura em 2013/2014 quanto na educação em 2015.

Também agradeço as duas equipes que trabalhou comigo nos anos que já mencionei, que quando foi preciso está ausente por conta do curso eles foram capazes de tocar a barra e acima de tudo mostrar que as coisas aconteciam sem que eu estivesse ali presente.

Por fim, dedico esse momento a todos que desde os meus primeiros passos de vida escolar me acompanharam, seja em meu município de origem onde iniciei meus primeiros anos e em Jandaíra onde caminhei desde a 3ª série até o ensino médio. Mas de modo especial dedico a meus dois irmãos, Jocivan Dantas e Joceilma Dantas.

Sim, a esses porque fomos nós três que em muitos momentos desobedecemos papai desde de pequeno e em vez de irmos para o roçado plantar ou limpar o feijão e o milho estávamos indo para a escola ou pegando um livro para ler ou fazer a tarefa de casa. Muitas vezes tanto em Messias Targino ou em Jandaíra tivermos que andar 2, 3, 4 ou até 7 quilômetros a pé para chegar até a escola e até aqui, mas eu cheguei, minha irmã e meu irmão teve que parar no meio do caminho, mas ainda não está fora de tempo, mas cheguei até essa graduação e digo, a luta continuar e agora como nunca a luta se engrossará, resistiremos e lutaremos para que programas como o PRONERA que nos deu a oportunidade de ingressar em umas das mais importantes universidades federais do país e a melhor do norte nordeste tenha que continuar, que venha a especialização ou mestrado e assim sucessivamente. Meu muito obrigado a todos e a todas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário