sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Durante Encontro Nacional do Proifes, Fátima alerta sobre ameaça à universidade pública



“O governo ilegítimo de Michel Temer quer fazer o que Fernando Henrique não conseguiu nos anos 90: vender o Brasil”. Quem diz é a senadora Fátima Bezerra, ao alertar profissionais da educação sobre necessidade de proteger e lutar pela manutenção da educação pública. A conversa foi durante XII Encontro Nacional da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação), nesta sexta-feira (5), em Natal.  

Na ocasião, o debate discorria sob o tema “Conjuntura Nacional: Análise das propostas econômicas e sociais para o Brasil e seus impactos na Educação e na Autonomia Universitária”. O encontro segue até a terça-feira, 9 de agosto, no Magestic Hotel.

“Querem vender não só a energia; mas vender também a água, o espaço aéreo, as estradas e a jóia da coroa, que é o pré-sal, com todas as consequências que isso trará para Educação. É dentro desse contexto que está colocada a universidade pública”, explicou a senadora, já que os recursos da exploração são destinados principalmente a essa área.

“Isso passa por a gente não abrir mão de algo essencial que é o direito à educação pública e à universidade pública”, completa Fátima, que também comentou políticas do setor que já foram atacas pelo governo Temer.

Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, Pronatec, Ciência Sem Fronteira na graduação, Portal dos Diplomas, Ideb, Enem e Fies entram na conta. Mas entre as medidas, a que teve destaque na fala da sendora foi a PEC 241, que visa conter os gastos nas áreas sociais pelos próximos 20 anos .

A senadora informou ainda que o Fórum Nacional de Educação se articula para reunião no próximo dia 17 em Brasília para tratar da agenda de lutas. “Buscar unidade, união entre nós, pra gente continuar lutando pra derrotar a agenda e sua agenda golpe” é o objetivo do próximo encontro.
Ao final de sua fala, professores de todo o país gritaram “Fora Temer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário