quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Deixo a Secretaria Municipal de Educação, volto as bases sociais novamente, mas com o sentimento do dever cumprido a luz do que esteve ao meu alcance



Deixo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura para mais uma vez voltar a priorizar minhas bases sociais e de modo especial a família do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Mas me sinto com a sensação do dever cumprido, mesmo que alguns desafios ainda tenha que ser vencidos.

Assumir com compromissos perante ao prefeito para proporcionar a categoria dos trabalhadores em educação e a sociedade local como, por exemplo, a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) e a implantação ininterrupta do Piso Nacional do Magistério, a implantação da hora atividade de forma diferenciada, estabelecer o diálogo permanente com a categoria e seus representantes legais e dentre outras pautas que foi possível assumir e cumprir, sobre tudo durante o ano de 2015.

Desafios como a implantação do Sistema Municipal de Educação, dando maior autonomia a Secretaria, com CNPJ próprio, com gestão descentralizada, Lei que regularmente a gestão democrática nas escolas são alguns dos desafios que ainda devem serem vencidos. Mas não saio da militância da educação, até porque é papel de qualquer Sindicalista e cidadão a luta cotidiana pelas políticas públicas e sociais, e agora mais do que nunca me vem nas veias a paixão pela luta da educação como sempre foi antes de ser secretário na minha vida sindical.

Espero que a sociedade Jandairense nos ajude a cobrar e articular para que os próximos gestores possam implementar os desafios que até o momento não foi possível, principalmente tendo sempre como base o Plano Nacional e Municipal de Educação. 

Agradeço ao senhor Prefeito Beto Roque pela confiança que até agora sempre me deu e a mim foi conferida, alias umas das melhores pessoas a qual já trabalhei, do coração grande e sensibilidade com as pessoas. Agradeço aos meus companheiros do Partido dos Trabalhadores que me apoiaram desde o primeiro momento quando resolvi assumir o desafio mesmo sem ser especificamente da área, me refiro ao município, na região do Mato Grande e a nível estadual. agradeço de coração a equipe de técnicos, coordenadores, diretores de escolas e vice - diretores, coordenadores pedagógicos da Secretaria e até mesmo o simples funcionário do dia a dia, que souberam me acolher, me compreenderem e me apoiarem até agora, aos colegas secretários de outras pastas que nos ajudaram nos momentos favoráveis e mais difíceis e a sociedade local como um todo que reconheceram, que criticaram e que nos trouxeram sugestões no dia a dia.

Agradeço imensamente aos meus companheiros da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que nos momentos em que pedir licença para assumir esse novo desafio fui compreendido e quando retorno a casa sou recebido com muito afinco. Reassumo a presidência do Sindicato até 30 de janeiro, lutarei para junto com o atual grupo continuar tocando os rumos da luta dos trabalhadores rurais no município e onde quer que esteja.

O país como todo passa por um momento difícil, de ataque e de caminhos de retrocessos em relação aos direitos da classe trabalhadoras, tentam transferir a conta de uma crise do capital financeiros para a classe trabalhadora e dos mais necessitados e essa luta precisa ser reforçada e por isso ao meu ver preciso priorizar essa luta junto com outros companheiros, seja no município ou em qualquer lugar do país.

Reinicio assumindo mais um desafio, a coordenação geral do Pólo Sindical do Mato Grande, instância de coordenação política regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), congregando 14 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Em fim, a luta continuar e os desafios estarão postos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário