segunda-feira, 4 de julho de 2016

Fátima repudia intenção do governo interino de acabar com aposentadoria especial

A senadora Fátima Bezerra chamou a atenção, em Plenário, para mais uma investida do governo interino contra os direitos dos trabalhadores - a tentativa de se acabar com a aposentadoria especial de professores, profissionais que trabalham em áreas de risco e policiais militares, conforme matéria publicada nesta segunda-feira (04) na grande imprensa. “Essa informação nos deixa muito preocupados. Somente governos que não nascem pela via do voto popular, somente governos sem legitimidade como é esse governo biônico, têm a coragem de tomar medidas como essa, sepultando direitos históricos, como é o caso da aposentadoria especial”, destacou a senadora.

Fátima lembrou que a aposentadoria especial é um benefício conquistado pela especificidade do trabalho de profissionais que estão constantemente expostos a riscos de vida ou à saúde. “No caso dos professores, por exemplo, todos sabemos que esses profissionais são submetidos ao stress excessivo no seu dia-a-dia; após longas jornadas nas salas de aula, precisam dedicar outro período à reflexão e ao preparo das aulas; trabalham muitas vezes em classes superlotadas”, enfatizou a senadora, que é professora de formação. Já os policiais, enfrentam risco de vida cotidianamente.

A senadora fez questão de ressaltar que a tentativa de se retirar a aposentadoria especial faz parte do conjunto de medidas que visam ao desmonte do Estado brasileiro e dos avanços sociais conquistados pela população nos últimos 13 anos de governo. Nesse sentido, destacou a PEC 241, que limita os reajustes dos gastos do governo à inflação do ano anterior, o que inviabilizaria o Plano Nacional de Educação, e as reformas trabalhistas e previdenciárias que, conforme anunciados, devem aumentar o tempo de serviço de trabalhadores e igualar o período de trabalho de homens e mulheres.

“O caminho mais adequado para evitarmos esses retrocessos é, portanto, trazendo a democracia de volta ao nosso país, ou seja, derrotando esse processo de impeachment, sem base jurídica, que está em curso nesta Casa”, ressaltou a parlamentar.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário