segunda-feira, 13 de junho de 2016

Mil idosos e idosas rurais estarão reunidos em Plenária Nacional esta semana


A 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as), a ser realizada de 13 a 16 de junho, em Luziânia (GO), reunirá cerca de 1.000 idosos e idosas rurais de todos os estados brasileiros com o objetivo de valorizar o protagonismo e a participação política dessas pessoas no movimento sindical, e na construção de direitos para os povos do campo, da floresta e das águas.

A atividade é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e pelas Federações e Sindicatos filiados e tem como tema “Tecendo Histórias e Valorizando Saberes”. A programação conta com oficinas pedagógicas sobre saúde, sexualidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, sucessão rural e relações intergeracionais, produção agroecológica, plantas medicinais, horta vertical, mídias sociais, facilitação gráfica, danças circulares, contação de história, arte educação e metodologias participativas.

Os idosos e idosas também participarão de diálogos temáticos sobre Direito e Políticas Públicas; Estatuto do Idoso; Previdência Social; Violência contra as pessoas da 3ª Idade e Idosas; Mulheres da Terceira Idade; Saúde; Terra, Trabalho e Produção; Participação Política; Sucessão Rural e Relações Intergeracionais; Formação político-sindical; Organização sindical; e Relações de trabalho no campo.

A programação conta, ainda, com apresentações culturais, conferência, socialização das diretrizes da Política Nacional do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para as Pessoas da Terceira Idade e Idosas, e a aprovação da agenda de compromissos.

“Será um grande momento para que as pessoas da terceira idade e idosas tenham a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e afirmarem o valor de suas contribuições para a CONTAG, as Federações e Sindicatos. Será muito importante a participação de todos”, afirma a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura.

TRANSMISSÃO AO VIVO

A abertura política e a Conferência inicial serão transmitidas ao vivo no Portal da CONTAG (www.contag.org.br), de 14h às 18 horas. A solenidade de abertura contará com falas de lideranças do movimento sindical e convidados, com apresentação de vídeo, mística e homenagens.


O conferencista será o professor doutor Marco Aurélio Acosta. Ele possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontologia -GEPEG", junto ao diretório de grupos do CNPq. Coordena o Mestrado em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Quer conferir tudo da 2ª Plenária dos Idosos(as)? Clique AQUI 

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário