sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ações em todo o País demonstram a força da agricultura familiar brasileira contra qualquer retrocesso nos direitos dos trabalhadores(as)



Em todo o Brasil, mais de 100 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam agências, gerências e superintendências da Previdência Social de centenas de municípios, espalhados por 11 estados: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e Pará. O número superou o esperado pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O objetivo das mobilizações é deixar clara para o governo federal interino, para o Congresso Nacional e para toda a sociedade a posição contrária a qualquer tipo de retrocesso nos direitos dos(as) trabalhadores(as), especialmente no que diz respeito à previdência social.

As ocupações começaram bem cedo, muito antes do início do expediente das agências, gerências e superintendências da Previdência Social, e se estenderam ao longo do dia. As ruas do interior do país e de várias capitais foram tomadas pelos milhares de trabalhadores que levantaram as bandeiras do MSTTR e também faixas com suas demandas. Para o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, esse é um dia histórico para o Movimento Sindical, pois marca a força de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros. “Vamos continuar na luta para defender nossos direitos! Não admitiremos nenhum retrocesso, nenhum direito a menos. Queremos ainda a melhoria dos serviços da Seguridade Social, queremos que sejam recompostos o MDA e o MPS, espaços onde pode haver a discussão e execução de políticas para ampliar o desenvolvimento solidário e sustentável do campo, da floresta e das águas”, afirma o presidente da CONTAG.

Em Brasília houve ainda um grande ato com mais de dez mil trabalhadores e trabalhadoras rurais. Veja as informações nesta matéria.

As imagens a seguir dão um panorama das ações realizadas hoje em todo o Brasil.


João Pessoa (PB):

Feira de Santana (BA)

Barreiras (BA):

Irecê (BA):

Curitiba (PR)

Cascavel (PR)

Maringá (PR)

Acopiara (CE)

Aurora (CE):

Barbalha (CE)

Brejo Santo (CE)

Crato (CE):

Icó (CE):

Juazeiro do Norte (CE):

Novas Russas (CE):

Breves (PA)

Marabá (PA):

São Sebastião (PA):

Afogados da Ingazera (PE):

Caruaru (PE):

Garanhuns (PE):

Buíque (PE):

Ouricuri (PE):

Recife (PE):

São Bento do Una (PE):

Tabira (PE):

Caicó (RN):

Ceará-Mirim (RN):

Currais Novos (RN):

Santa Cruz (RN):

P. Avelino (RN):

João Câmara (RN):

Pau dos Ferros (RN):

Poço Branco (RN):

Caxias do Sul (RS):

Juara (MT):

Gurupi (TO):

 Palmas (TO):


FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário