sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nos primeiros Atos do governo Temer a agricultura familiar e os trabalhadores rurais perdem umas das maiores conquistas histórica

Nas primeiras canetadas como resultado de suas decisões políticas, o Presidente em exercício Michel Temer estingue o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Dos males o menor, com a extinção o agora antigo ministério se funde com o tal Ministério Social e Agrário, ou seja, uma espécie de transformação do então Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) em um super ministério, pelo menos ao que parece.

Mas, no mundo da gestão pública nada se compara o antigo ministério com dotações orçamentária própria e definida e com o ministro e sua equipe com autonomia política para agir e o mais importante, sempre no diálogo permanente com os movimentos sociais e sindical do campo, acompanhando e fiscalizando as políticas públicas hora executadas. Outro importante lembrete que nunca devemos esquecer, o MDA foi uma conquista histórica dos movimentos sociais e sindical do campo brasileiro em pleno governo neo liberal FHC, conquistado a duras lutas, com ocupações em Brasília e mobilizações pelo país inteiro.

Ainda lembramos que não se sabe o futuro desse ajuntamento dos dois ministérios, por exemplo, manterá a verdadeira efetivação do orçamento já aprovado para esse ano? A estrutura internas continuarão a mesma, garantindo as secretarias, programas e ações já conquistadas? A política Nacional dos Territórios Rurais e a estratégias das delegacias federais em cada estado , por exemplo, é uma delas.

Por fim, iniciando Temer decide não apenas acabar com um ministério, mas retroage a mais de 15 anos na história e interrompe o marco histórico das conquistas desses movimentos sociais e dos trabalhadores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário