segunda-feira, 2 de maio de 2016

Mais água doce no Semiárido potiguar: coordenador do Programa Água Doce/MMA entrega três dessalinizadores as comunidades jandairenses

No entorno do município de Jandaíra (RN), onde chove a cada quatro anos, comunidades terão água de qualidade com sistema de dessalinização.



LUCIENE DE ASSIS
RAFAELA RIBEIRO - Enviada especial ao Assentamento Guarapes/RN

O que fazer quando a chuva só cai a cada quatro anos? A difícil vida do sertanejo que habita o semiárido do Rio Grande do Norte, lá pelas bandas de Jandaíra, deixou de depender somente da água que cai do céu, de vez em quando, e ganhou novos e melhores contornos. A partir de agora, água doce pra beber não vai mais faltar às mais de 1,6 mil pessoas que vivem no Assentamento Guarapes e de outras três comunidades do seu entorno.

Ao custo de R$ 98 mil, a coordenação nacional do Programa Água Doce (PAD) acaba de entregar às comunidades do entorno do município de Jandaíra, no início da tarde desta sexta-feira (29/04), um sistema de dessalinizadores capaz de beneficiar toda a região com água potável de excelente qualidade. De acordo com o representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e coordenador nacional do PAD, Renato Ferreira, “as ações conduzidas pela equipe do Programa, no Rio Grande do Norte, servem de modelo para o planejamento dos outros estados beneficiados”.

Ferreira explica que, das obras entregues até hoje, duas são projetos-pilotos que o MMA escolheu implantar no RN – o sistema de dessalinização alimentado por energia solar, na comunidade Maria da Paz, em João Câmara; e a recuperação do sistema de dessalinização da comunidade Caatinga Grande, onde funciona a criação de tilápias e a produção de erva-sal (atriplex), baseada na gestão integrada e participativa.

SEM SEDE

Para o prefeito de Jandaíra, José Roberto de Souza, “esse Água Doce é uma benfeitoria tão grande, tão grande na nossa situação de seca, que eu nem tenho palavras para agradecer”. Segundo Souza, além do sistema no Assentamento, já existem outros dois prontos e em funcionamento nas comunidades de Cabeço e Santa Inês, sendo que, nos próximos meses, será entregue mais um em Santa Terezinha, e haverá a recuperação de outro em Tubibal.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) do estado, Mairton França, explica que, no município de Jandaíra, foi realizada também a recuperação de um sistema de dessalinização. “Toda essa ação exerce uma influência direta na melhoria da qualidade de vida das comunidades, pois os dessalinizadores geram um produto de excelente qualidade, diminuindo, além da sede, as doenças causadas pela água” diz ele.

O convênio firmado entre o MMA e a Semarh-RN, no valor de quase R$ 20 milhões, tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 120 sistemas de dessalinização em todo o estado. De acordo com Araújo Lima, coordenador do PAD/RN e secretário adjunto da Semarh, das 68 comunidades que serão beneficiadas na primeira etapa do convênio, 31 já receberam a tecnologia e mais sete obras estão em andamento. “Até dezembro, serão implantados 86 novos sistemas e 34 serão recuperados”, frisa Araújo.


MAIS QUALIDADE


Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra e vice-presidente da Associação Comunitária de Guarapes, Daniel Matias de Sousa, conta como é ter esse sistema em funcionamento: “Nós somos uma região do semiárido seco, onde chove de quatro em quatro anos. Então, você faz ideia do que isso significa para nós?”. Daniel comemora: “É maravilhoso ter a água com qualidade de água mineral para atender nossas famílias e ainda ajudar os vizinhos”.

Antes da instalação do sistema do Programa Água Doce, os moradores eram abastecidos com água de açudes, de caminhão-pipa e de água da chuva, “que davam verme e diarreia”, recorda Daniel de Sousa. “Agora, só temos de agradecer e cuidar bem disso aqui para nunca mais faltar água”, diz.

EXECUÇÃO

As ações do Programa Água Doce (PAD), desenvolvidas no Rio Grande do Norte pela Semarh, foram discutidas nesta quinta-feira (28/4), durante o III Encontro do PAD/RN. O evento foi realizado com o objetivo de acompanhar a execução do convênio com o estado e o aprofundamento das discussões técnicas para a implantação dos sistemas de dessalinização previstos para o semiárido potiguar. Técnicos do MMA e do Núcleo Estadual do Programa participaram do encontro, que se encerra com a entrega do dessalinizador do Assentamento Guarapes, em Jandaíra.

O PAD é uma ação do governo federal, coordenado pelo MMA com o objetivo de estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, por meio da implantação de dessalinizadores. Os equipamentos atendem aos municípios, tomando por base o critério adotado pelo MMA, que corresponde ao Índice de Condições de Acesso à Água (ICCA). Esse índice leva em consideração fatores como a distribuição das chuvas (pluviometria), o nível de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Edição: Alethea Muniz
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 61.2028-1165
Edição: Jocelino Dantas, em 02 de maio de 2016.
Fotos: Paulo de Araújo/MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário