terça-feira, 22 de março de 2016

Carta ao meu caro amigo anti-petista


Caro amigo anti-petista,

Essa carta é para você que, sobretudo nos últimos meses, grita aos quatro ventos o ódio ao PT e seus militantes. Essa carta é pra você que se diz apartidário mas gasta a totalidade do tempo das discussões políticas em escárnio e acusações ao Partido dos Trabalhadores, se esquecendo (inocentemente?) da esbórnia dos partidos ao lado. Essa carta é pra você que bate no peito em nome da lei, mas deixa escorrer pelo ralo a presunção de inocência quando o réu da vez é o ex-presidente Lula. Essa carta é pra você que diz que ‘corrupto bom é corrupto preso’, mas vive dando aquele jeitinho travestido de esperteza. Essa carta é pra você, caro amigo, que diz que Lula assinou sua culpa ao optar ser Ministro da Casa Civil, mas assistiu inerte (e calado) Eduardo Azeredo renunciar o mandado em fuga do STF.

Estando delatado o destinatário, é prudente (e talvez você, meu caro amigo anti-petista, se sinta satisfeito com esse ponto) começar dizendo e derrubando a ideia de que a nomeação de Lula representa a opção pela fuga do julgamento. Ou seja, pode ir engolindo o argumento de que “quem não deve, não teme, não foge”, porque a nova situação do ex-presidente não resguarda-o da Justiça, tampouco concede um *foro de privilégios*.  Ora, o STF é composto por onze juízes com voto independente (isso mesmo, o-n-z-e), e as decisões ali julgadas, com muitíssimo mais celeridade, diga-se de passagem, são irrecorríveis. O que isso quer dizer: Foi condenado pelo STF? Acabou. Não tem como recorrer pra um tribunal hierarquicamente acima – do Supremo pra cima, só o céu. Além disso, o voto dos onze Ministros da Justiça que compõe o Supremo tem uma credibilidade que duvido ser questionada pela galera que lotou as ruas no dia 13, caro amigo anti-petista. Digo isso porque é gente como você que cultiva o hábito de endeusar os (super) poderes de um judiciário que, desconfio eu, é quase divino aos seus olhos. Enfim…

Resumindo tudo: Lula agora vai ser julgado por o-n-z-e juízes (com zelo igual ou maior ao processo legal), em uma pauta muito mais célere, com uma decisão irrecorrível e de credibilidade.

Permita-me questionar, caro amigo anti-petista, para que dúvidas não restem (e quiça acenda na sua cabeça a reflexão que talvez não tenha apontado), mas qual força tem uma especulação? E-s-p-e-c-u-l-a-ç-ã-o: O ato de construir teoria com base no raciocínio *abstrato*.

Dizer que acha que nossa presidenta sabia de tudo dentro da Petrobrás? Especulação. Afirmar que Lula é dono de um sítio ainda que faltem provas inequívocas do fato? Especulação. Condenar um ex-presidente pela posse de um apartamento que não há meios em que se prove a propriedade? Especulação. Aí volto a perguntar: Qual força tem a especulação que não  cegar as pessoas com o véu do ódio e da ignorância?

Ora, se me disser que tem muita força , confesso a que me cabe: De que a você, meu amigo anti-petista, falta um pedaço grande de bom-senso (e caráter).

Nesse sentido, nada do que você acha torna-se verdade pelo  achismo. Lula não roubou até que provem. Dilma não sabia dos esquemas de corrupção até que provem (isso daí é o princípio da presunção de inocência que falei lá no começo, tá lembrado?). O que temos de concreto até agora é que os Marinho (os da Rede Globo) tem um triplex em Paraty – pasme, meu amigo anti-petista – dentro de uma reserva ambiental, invadindo faixa de areia. Mais concreto que isso, só que o Aécio é campeão!!! Calma, calma…Campeão em citações na lava-jato.

Talvez  você, meu amigo anti-petista, esteja me perguntando se  coloco minha mão no fogo por Lula e por Dilma. Talvez até ache que alguém pra defender um homem com tantas acusações só possa comer um prato de merda no almoço.

O fato é que há 40 anos tentam desmoralizar Lula e o PT com base em especulações baratas e dignas de novela da Globo. E nesses 40 anos de dezenas de tentativas de enquadramento,  n-u-n-c-a foi provado nada que pesasse contra Lula ou Dilma. Assim, eles seguem (ainda que contra a maré de ódio) com a reputação ilibada e sem condenações.

Nesse ponto, imagino que você já esteja me tomando por tirano e antidemocrático, mas já digo que a você cabe proferir suas ideologias, sim. E como cabe. Mas cabe o silêncio para seus “achismos” (e isso é questão de bom senso e demonstração do mínimo capital intelectual). Cabe o silêncio para suas acusações infundadas. Cabe o silêncio para seu ódio. Cabe o estudo, e como cabe. Cabe desligar a Globo e permitir à mente desvencilhar-se das cordas que fazem a você, meu amigo anti-petista, marionete.

A mim, sobra o pesar de não ter uma grande caravana de Lula por esse país. Confesso ao meu amigo anti-petista o prazer que me daria ver aquele operário que se tornou presidente conversando com o povo como nenhum letrado jamais fez. Confesso a alegria de ver os olhos de cada um se inflamando em cada frase de um ex(e eterno)-presidente que saiu lá debaixo pra vestir a faixa presidencial – e fazer o melhor governo que esse país já viu.

Me alegra ver Lula em um esquadrão ao lado de Dilma, e a possibilidade de uma guinada à esquerda, para o programa eleito em 2014.

E mais que tudo, amigo anti-petista, e talvez você inveje isso, mas diferente do ódio que foi combustível para as manifestações do dia 13, o que levará a mim e a esquerda às ruas no dia 18 é a esperança!

Pois bem, vê que não me refiro mais a você por “caro”? Talvez nem mesmo o “amigo” lhe caiba.

A verdade é: de amigos como você estou farto. O que quero é um amigo pra lutar por um país igualitário, democrático e responsável ao meu lado. Aos que destilam ódio por mais privilégios e satisfações próprias (do ego), a guerra!

* Pedro Henrique M. da Silva é militante da JPT-MG e da tendência petista Articulação de Esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário