segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Zona Rural de Messias Targino vive crise por falta d`água.

O agravamento da situação hídrica da zona rural do município de Messias Targino é uma das piores dos últimos anos em função das secas prolongadas. Essa situação vem gerando muitas dificuldades para os agricultores familiares que na maioria não tem mais água para o rebanho animal e estão vivendo com os poucos litros de água por dia, por pessoa que é distribuído pelo governo. “O quadro é desolador e tende a piorar ainda mais”, denuncia o presidente do Sintraf Pôla Pinto.

Situação hídrica  da zona rural   de Messias Targino  é cada vez mais difícil.

Segundo Pôla Pinto, embora não tenha um levantamento atualizado sobre a situação hídrica do município, a maioria dos poços amazonas existentes estão funcionando de forma precária e muitos já não funcionam mais.

Pequenos proprietários aguarda  por perfuração  de poços  que já foram  locados

Para piorar ainda mais o quadro mais de dez poços foram perfurados e ainda não foram instalados. O que poderia diminuir o sofrimento. Os açudes que são a principal fonte de água para a produção de todo o rebanho e para o consumo da maioria das famílias estão quase todos secos.

Todo sistema de produção do município de Messias Targino está sendo atingido pela falta d`água. A produção de hortaliças e de polpas de frutas são as mais prejudicadas. Os derivados do leite, como queijo e doce estão aos pouco sumindo e quando tem é caro.

Sem condições para  criar o rebanho os produtores estão optando pela venda, a preço insignificante. O rebanho de gado e  ovelha  estão  a cada dia diminuindo.

A outra  consequência  é que em função desta situação os programas como Compra Direta, Doação Simultânea da Conab e a Feira da Agricultura Familiar estão sendo comprometidos  pela falta dos produtos.

Pôla Pinto que é também  vice-prefeito registra que apesar de todas as ações de convivência  com a seca,  na questão hídrica que vem sendo feita pela prefeitura tem sido insuficiente diante da grande demanda e do agravamento da situação.

Ele aponta a perfuração de poços como uma das alternativas. “A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh),  que já tem  iniciado essa ação em Messias Targino precisa com urgência  fazer a instalação dos poços que já foram perfurados e perfurar os que foram locados”, disse Pôla Pinto.

Texto original Pôla Pinto via seu blog
Edição por Jocelino Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário