segunda-feira, 14 de setembro de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PROCESSO DE ENQUADRAMENTO DAS PROMOÇÕES E PROGRESSÕES DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO EM JANDAÍRA

Desde o mês de fevereiro que vários professores protocolaram requerimentos na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) solicitando suas promoções e progressões de acordo com o Plano de Cargos e Salário dos Profissionais do Magistério instituído pela Lei Municipal Complementar de Nº 013/2011. Desde então, nós estamos conjuntamente construindo junto a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Desenvolvimento caminhos de como de fato garanti as referidas solicitações mesmo considerando as enormes dificuldades de orçamento a qual o município de Jandaíra passa assim como a maioria dos municípios de pequeno porte no país.

Desde que assumimos a SMEC temos com o apoio do Prefeito adotado uma linha de ação estratégica e prioritária, focada na valorização dos profissionais através da garantia de seus direitos, da formação continuada, do controle social e mobilização social. Basta vermos a gestão que fizemos para a garantia dos 13, 01 % assim como definiu o MEC e como garante a Lei Federal Nº 11.788 assim como também a Hora Atividade, implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Auxiliares de Ensino, além da jornada pedagógica sucedida de formações e planejamentos bimestrais que vem sendo tocadas pela SMEC.

Mas infelizmente tanto nós da SMEC como a Secretaria de Administração nos deparamos com limites e contradições da Lei Municipal Complementar Nº 013/2011 que somente a clareza de parecer jurídico bem embasado nos dará condições de enquanto gestores garantir com segurança o direito hora solicitado pelos profissionais, principalmente no tocante a questão da progressão de carreira. No meu sangue corre glóbulos vermelhos de luta por direitos, valorização acima de tudo do ser humano e justiça social, mas por outro lado temos que compreender na gestão pública isso tem que ser garantido com lisura, com respeito às leis, ao controle social e aos diversos órgãos de controle.
Por outro lado desde que assumimos temos estabelecido um diálogo e respeito à representação legal da categoria através do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN) sendo a instituição legal que atua na base local e assim sendo deve ser respeitada. 

Neste sentido desde a implantação do piso, da hora atividade e em nossos principais momentos de formação e mobilização social a representação da categoria tem sido convidada e respeitada. Neste momento mais uma vez não poderia deixar de ser diferente, nesse sentido estamos em relação a este tema já com um diálogo com o SINTE e sua assessoria ao mesmo tempo em que as duas secretarias (SMEC e Administração) solicitamos parecer jurídico embasado ao procurador geral do município Dr. Gustavo Neves Martins para depois decidirmos a posição administrativa. Ao mesmo tempo a garantia da atualização do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Profissionais está garantido dentro Plano Municipal de Educação (PME) com prazo para aprovação na Câmara até final do próximo ano, mas a Secretaria Municipal de Educação se prontifica em já de imediato abrir o diálogo para a construção do processo de atualização do PCCS dentro dos vários limites e contradições encontrada na última versão e a luz do que estabelece o PNE e nosso PME.

Jandaíra/RN, 14 de setembro de 2015.


JOCELINO DANTAS BATISTA

Secretário Municipal de Educação e Cultura de Jandaíra

Nenhum comentário:

Postar um comentário