quarta-feira, 15 de julho de 2015

Bancada federal solicita incentivos para redução do preço do milho


A senadora Fátima Bezerra participou de audiência junto à bancada federal do Rio Grande do Norte e a ministra da Agricultura (Mapa), Kátia Abreu, nesta terça-feira (14), para tratar de incentivos que permitam a venda de milho a preços subsidiados. Os parlamentares pontuaram as dificuldades do produtores e a necessidade de redução de pelo menos 30% no valor de venda em balcão, o que permitirá que a saca de 60 quilos oscile dos atuais R$ 37,20 para R$ 26. O ministro do Turismo, Henrique Alves, participou da audiência.
O pedido da bancada federal potiguar tem o objetivo de, com a venda do milho a preço mais baixo, auxiliar na alimentação dos rebanhos nas regiões atingidas pela seca. A ministra Kátia Abreu pediu à área técnica do Ministério para analisar os mecanismos legais com fim de avaliar o atendimento do pleito dos parlamentares.
“O preço diferenciado é necessário em função do momento e da estiagem que teve início em 2012 e se agravou este ano”, frisou a senadora. A audiência contou com a participação do secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar, e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira. O representante da Faern solicitou a reunião à bancada.
Em apoio aos pequenos criadores de animais da região Nordeste, a ministra Kátia Abreu já havia autorizado a venda de 100 mil toneladas de milho dos estoques públicos para o programa de venda em balcão na região de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ela enfatizou, durante a audiência, que a pauta sobre deságio (redução) na venda do milho já havia sido objeto de pleito pela senadora Fátima Bezerra. E que agora tem o reforço de toda a bancada federal.
Dívidas

A bancada apresentou também o pleito que pede a suspensão das dívidas dos produtores rurais, a serem vencidas este ano, e a prorrogação das mesmas para 2017. A senadora Fátima Bezerra lembrou que esta solicitação está em sintonia com as reivindicações em discussão no âmbito da bancada do Nordeste. “Vamos debater essa questão com a bancada para unirmos forças e solucionarmos essa questão o mais rápido possível”, concluiu a senadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário