A
Prefeitura Municipal de Jandaíra através da Secretaria Municipal de Educação e
Cultura (SMEC) estará aplicando de 14 à 17 de março a A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil. Segundo
o professor João Batista da Silva coordenador da Equipe Pedagógica da SMEC e
interlocutor da prova todas as escolas que tem ensino infantil estarão
realizando a aplicação da prova, mas nas escolas rurais do Cabeço, Assentamento
Santa Inês e na comunidade de Santa Terezinha a equipe da SMEC estará aplicando
a prova dia 15 pelo fato dessas escolas não haverem coordenadores responsáveis.
A
Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil é uma avaliação
diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à
alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas
pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas
públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a
avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar
dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos
possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o
que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de
leitura e de matemática.
Composta
pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite
aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento
e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento
inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas
públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de
Leitura e de Matemática.
Segundo o
secretário municipal de educação e cultura Jocelino Dantas a secretaria assume
a avaliação como um instrumento de avaliação local da própria SMEC com o
intuito de elaborar e fortalecer a estratégia de formação dos professores
quanto ao rendimento e desempenho do ensino infantil. O município iniciou desde
a abertura da semana pedagógica 2015 uma estratégia permanente de formação além
do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e os resultados
ajudará a atual e as gestões futuras a pensarem e refletirem.
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