quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prefeitura Municipal de Jandaíra: Escolas aplicam Provinha Brasil, SMEC acompanha e coordena aplicação

A Prefeitura Municipal de Jandaíra através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) estará aplicando de 14 à 17 de março a A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil. Segundo o professor João Batista da Silva coordenador da Equipe Pedagógica da SMEC e interlocutor da prova todas as escolas que tem ensino infantil estarão realizando a aplicação da prova, mas nas escolas rurais do Cabeço, Assentamento Santa Inês e na comunidade de Santa Terezinha a equipe da SMEC estará aplicando a prova dia 15 pelo fato dessas escolas não haverem coordenadores responsáveis.

A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.

Segundo o secretário municipal de educação e cultura Jocelino Dantas a secretaria assume a avaliação como um instrumento de avaliação local da própria SMEC com o intuito de elaborar e fortalecer a estratégia de formação dos professores quanto ao rendimento e desempenho do ensino infantil. O município iniciou desde a abertura da semana pedagógica 2015 uma estratégia permanente de formação além do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e os resultados ajudará a atual e as gestões futuras a pensarem e refletirem.

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