quinta-feira, 9 de abril de 2015

Contra a tentativa de criminalizar as doações ao PT

Em entrevista levada ao ar na noite desta 4ª feira (ontem) pelo canal em espanhol da rede de TV norte-americana CNN a presidenta Dilma Rousseff reafirmou ter “certeza” de que não houve dinheiro de esquema de corrupção em sua campanha da reeleição no ano passado. No esforço que desenvolve para criminalizar as doações de campanha e ao PT, a oposição tenta associar o dinheiro que cobriu a disputa presidencial do ano passado a esquemas de suborno e propina que teriam ocorrido via empresas com negócios com a Petrobras.
A presidenta concedeu a entrevista na tarde da 3ª feira no Palácio do Planalto. A emissora dividiu a apresentação em três partes – a primeira delas exibida na noite de ontem. No ar, a presidenta explicou à entrevistadora que as denúncias de  corrupção na Petrobras surgiram depois da investigação sobre doleiros que faziam transações ilegais e tinham relações com um ex-diretor da Petrobras.
“Nós descobrimos porque a Polícia Federal e o Ministério Público Federal descobriram, prenderam, doleiros”, acentuou. “Quando se prendeu esses doleiros, se descobriu que um desses doleiros tinha ligação com um diretor da Petrobras, e ai é que foi puxado todo o novelo da corrupção feita por funcionários da Petrobras.”
Empenho em investigar
A chefe do Estado brasileiro foi questionada, então, sobre se parte do dinheiro da corrupção não financiou sua campanha eleitoral. “Tenho certeza que não”, responde. “Estou segura de que minha campanha não tem dinheiro de suborno”, declarou. Na sequência ela lembrou que todas as contas da campanha eleitoral dela foram “auditadas” e “aprovadas” pela Corte da justiça eleitoral (Tribunal Sueprior Eleitoral – TSE).
“Isso não quer dizer que eu me coloque acima de ninguém. Qualquer brasileiro, cidadão ou cidadã, ele deve prestar contas do que faz. Eu prestei para o Tribunal Superior Eleitoral, entreguei as minhas contas, e elas foram auditadas e foram aprovadas”, insistiu. “Agora, gostaria de dizer o seguinte: se alguma pessoa ganha dinheiro de suborno, esta pessoa será responsável. É assim que deve ser”, completou.
Na entrevista à CNN, a presidenta voltou a defender o comportamento de seu governo em relação às denúncias envolvendo a Petrobras, reiterando que as fraudes foram descobertas em investigações da Polícia Federal. E que a orientação do governo é investigar ao máximo.
Confiram aqui a íntegra da entrevista (em espanhol)
Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário