segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Prefeitura de Jandaíra realiza campanha de conscientização sobre o uso racional da água





A Prefeitura Municipal de Jandaíra através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural - SEMARD iniciou esta semana uma articulação com a população local e escolas para a conscientização do uso racional da água. Segundo o Sub Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural Francisco Gerson de Oliveira a ideia surgio devido as recentes constatação das baixas dos poços do município e deficiência da CAERN em atender o sistema de abastecimento do município.

A Prefeitura através da secretaria vem atendendo prioritariamente áreas rurais, mas a situação também a área urbanas também vem sendo atendida desde 2013 com duas pipas a tratores e dois carros pipas, mas não tem sido suficiente. O sub secretário acrescenta que alem do mais é preciso que a população se conscientize que para o bem de todos é preciso urgentemente o uso racional dessa água, economizando e assim a realização de um maior controle.

"A situação se agrava cada vez mais com o arrocho da estiagem, não tão somente uma questão de ineficiência do Sistema da CAERN e da Prefeitura é os próprios poços que estão Baixando seus níveis", afirma o sub secretário. Segundo ainda o sub secretário somente no mês de outubro foram investidos quase 5 mil reais somente em abastecimentos dos carros pipas.

Segundo o prefeito Beto Roque desde de 2013 que a prefeitura vem assumindo uma responsabilidade que deveria ser da CAERN no tocante as residências que sofrem com a falta de água na sede do município, mas nem por isso tem deixado a população na mão. O Prefeito afirmou ainda que está realizando um dialogo com a CAERN para que soluções futuras possam serem realizadas, como a perfuração de novos poços etc. O Prefeito reforçou que a prioridade número um de sua gestão agora que será apresentada nos próximos dias tanto ao Governador eleito Robson Farias, quanto a Senadora Eleita Fátima Bezerra é o projeto da adutora boqueirão que o projeto está pronto em Brasília para começar a liberação dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário