quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Assentados da reforma agrária reivindicam regularização de pedreiras nos municípios de Jandaíra e Pedro Avelino




Durante toda essa semana os trabalhadores e trabalhadoras rurais assentados da reforma agrária dos assentamentos Bom Jesus em Pedro Avelino e Guarapes em Jandaíra se mobilizaram para reivindicar junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/RN a regularização das atividades de pedreiras dos dois assentamentos. Os trabalhadores se mobilizaram em assembléias para discuti os problemas e nesta quinta feira dia 13 tiveram reunidos no INCRA para tirarem encaminhamentos.

Desde o inicio da criação dos dois assentamentos que existem as pedreiras de calcário granito e extração de cal, mas na realização dos estudos ambientais o INCRA não regularizou as atividades e hoje as duas área estão localizadas nas reservas legais dos assentamentos fato este que impede a extração da atividade e sua regularização legal. Para Ana Campos geóloga do setor de meio ambiente do INCRA a atividade não foi reconhecida na época dos estudos ambientais porque para o INCRA não era uma atividade agrícola e assim desconsiderada para o foco da reforma agrária, mas que hoje existe outro pensamento social quanto a estas questões, principalmente devido aos vários períodos de estiagens, atividades alem da agropecuária tem se tornado opção de algumas famílias.

Estiveram presentes em reunião no INCRA hoje pela amanha o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra Jocelino Dantas, o Presidente da Associação do PA Guarapes Edivan Carneiro da Silva, o presidente da Associação do PA Bom Jesus, Josenildo Dantas ex presidente do PA Guarapes e o representante da Prefeitura Municipal de Jandaíra Silvano Pinheiro da Câmara. Além dos encaminhamentos técnicos tirados na reunião possivelmente acontecerá uma próxima agenda com a superintendência do INCRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário