quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Alunos de cooperativismo da UFRN presenciam apresentação de banca de mestrado, dissertação foi elaborada através de pesquisa em três territórios da cidadania do RN

Da direita para à esquerda: Professores Emanuel, Tiago, Yuri Padilha e professor Washington.  


Os alunos do Curso de Graduação em Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN presenciaram nesta terça feira, 18 de novembro, a apresentação da dissertação do aluno de mestrado em administração pelo Programa de Pós Graduação da UFRN Yuri Padilha. Yuri teve como orientador o professor pela UFRN o PhD Washington José de Souza a qual coordena o curso de gestão de cooperativas, ainda participaram da banca o professor da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA Dr. em economia Emanuel Marcio Nunes  e o professor da UFRN Dr. em administração Tiago Ferreira Dias. .

O texto apresentado na dissertação do aluno e agora mestre em administração traz um recorte dos territórios da cidadania do Mato Grande, Vale do Açu - Mossoró e Sertão do Apodi no que derrespeito ao tema: CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS: estudo multicasos nos territórios da cidadania do Rio Grande do Norte. Para Yuri segundo as entrevistas e pesquisa realizada os territórios apresentam diferentes índices de desenvolvimento e segundo o mesmo isto estaria associado ao potencial do capital social existente em cada território, ou seja, da capacidade dos indivíduos de se articularem e de como se organizarem em cada território.

Outro ponto de vista levantado no trabalho é o fato da ação mais eficaz do poder publico associada à figuras sociais históricas de destaques nos territórios, por exemplo, no território do Sertão do Apodi o trabalho traz o resgate de figuras como Padre Pedro dentre outros atores religiosos tendo influência no processo de organização dos agricultores e agricultoras familiares em associações e cooperativas e depois a ação do Projeto Dom Helder Câmara. Por outro lado indagações sempre feitas nos meios sociais como, por exemplo, porque o território do Mato Grande estando mais próximo de Natal, com parte dos municípios banhados pelo mar e outros mais ao sertão é menos desenvolvido que o vale do Açu - Mossoró e o Sertão do Apodi?

Segundo o aluno e agora mestre em administração Yuri Padilha de acordo com o que foi levantado na pesquisa a resposta pode está no potencial do capital social que atua em cada território, ou seja, as ações, as políticas publicas ali implementadas tiveram um desempenho mais eficaz a parti da forma como as pessoas se organizam e se mobilizam em cada território.

O curso de Gestão de Cooperativas da UFRN é financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) através de parceria institucional entre o Instituto de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. Dentre o curso existem alunos das áreas de reforma agrária dos três territórios alvo do estudo, dai a importância da banca ter sido apresentada com a participação do próprio publico alvo da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário