quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Essa da Folha é ótima!

Analise de Zé Dirceu sobre pesquisa do Datafolha e o perfil do eleitorado de Marina e da Presidenta Dilma
O jornalão da rua Barão de Limeira voltou a fazer malabarismos, ontem, na divulgação de uma pesquisa do seu Instituto, o Datafolha. Vejam a peripécia: o jornal precisava noticiar que a maioria da direita e da centro direita no Brasil apoia a candidata do PSB à Presidência da República, ex-senadora Marina Silva, e que são esses segmentos que tem afinidade político-ideológica com ela e votam nela.
Mas, tudo isso sem dizer que Marina é de direita. Fez de tudo para não dizer isso. E o jornal acha que conseguiu…Não é a centro-direita que da a vitória a Marina, Folha de S.Paulo! É Marina que é uma candidata de direita hoje. Ou está uma candidata de direita. Basta ler seu programa e suas proposta de reforma política.
Todo o seu discurso ambientalista foi jogado na lata do lixo com sua desesperada tentativa de ganhar o apoio do agronegócio e dos ruralistas…não adianta malabarismos, Folhão, Marina é de direita agora e é a candidata da direita, da centro-direita, dos conservadores, de tudo e de todos que estão desse lado aí do espectro político-ideológico.
Decifrando o enigma Marina
Vamos lá, decifrar o que a Folha se esmerou em tornar enigmático dentro do seu propósito de não apresentar e nem levar seus leitores a concluírem que Marina Silva é a candidata da direita agora.  Por essa pesquisa Datafolha publicada neste domingo, “é com apoio dos eleitores de uma crescente direita e centro-direita que Marina garante seu empate” com a presidenta Dilma Rousseff no 1º turno da eleição e, sobretudo, a derrota sobre a adversária no 2º turno.
Ambas estão em empate técnico pelo Datafolha – Dilma 35%, Marina 34% – na 1ª etapa da disputa no 5 de outubro, mas de acordo com a Folha, “se o 1º turno fosse só entre os eleitores de direita ou de centro-direita, a vantagem não seria da presidenta Dilma, mas de Marina”.
A candidata do PSB, segundo a pesquisa, está 9 pontos atrás da presidenta Dilma entre os eleitores de esquerda. Também fica atrás quando são pesquisadas as intenções de voto entre o eleitorado de centro e de centro-esquerda – a intenção de voto na presidenta cresce conforme o eleitor à esquerda.”Com Aécio (14% das intenções de voto), quanto mais à direita estiver o eleitor, melhor é seu desempenho”, constatam o Datafolha e o Folhão.
No 2º turno, esquerda com Dilma, direita continua com Marina
No cenário de 2º turno mais provável no atual quadro eleitoral, o jornal constata que maior é a inclinação da esquerda a votar na presidenta Dilma e da direita a votar em Marina. Na esquerda, a presidenta tem 50% dos eleitores contra 43% de Marina no 2º turno dia 27 de outubro; na direita e centro-direita, Marina leva uma vantagem de 14 pontos percentuais – nesse segmento ela terá 49% contra 35% da presidenta.
O Datafolha acentua, também, que desde o fim do ano passado, o eleitorado brasileiro de direita e o de centro-direita cresceram e a centro esquerda e as esquerdas em geral diminuíram.
Pela pesquisa, a direita passou de 10% para 13% no conjunto do eleitorado nacional; a centro-direita de 29% para 32%; e o eleitorado de centro mesmo continua do mesmo tamanho (20%). Já a centro-esquerda que tinha 31%, agora tem 28%; a esquerda era 10% em novembro de 2013 e passou para 7%. A pesquisa Datafolha ouviu 10.054 eleitores entre 1º e 3 pp. Sua margem de erro é de dois pontos.
Pode-se discordar o máximo possível de quem é de direita, mas têm-se o máximo respeito por todos e ao direito de todos de professarem suas posições ideológicas.Feio é não assumir a posição que se tem ou escamotear, querer esconder que uma candidata, Marina, é de direita, ou virou de direita, quando ela é Folhão!.

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