quinta-feira, 26 de junho de 2014

Desenvolvimento Territorial, como entender essa política? qual sua importância? Qual o papel dos Fóruns? No Mato Grande o que acontece?


Articulado a parti da política nacional dos Territórios Rurais de identidade coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) desde de 2005, assim como em todo país o território do mato grande se constituiu através desse processo no Fórum de Desenvolvimento Territorial do Mato Grande(FOMAG). Assim desde desse período se reúne e discutem políticas publicas de desenvolvimento do território entidades da sociedade civil e poderes públicos municipais, estadual e federal com suas respectivas autarquias.

Fruto do processo de organização dos territórios rurais de identidade o governo federal criou a politica nacional dos Territórios da Cidadania, onde provocou o fortalecimento dos fóruns colegiados e assim aumentando o volume de recursos investidos nesses territórios, o mato grande não tem ficado fora dessa realidade apesar dos inúmeros desafios enfrentados na gestão publica e principalmente na gestão com maior participação social. Nos últimos anos algumas ações tem se concretizado através desse processo, entre elas está a concretização do PAC 2 Equipamentos, onde todas as prefeituras desses territórios receberam Retroescavadeiras, motoniveladoras, caçambas, carros pipas e par carregadeiras para o apoio aos programas de desenvolvimento rural e a convivência com o semiárido.

Outra fonte de recurso e responsabilidade do FOMAG em encontrar propostas que ajude no desenvolvimento territorial é o PROINF. Programa que visa da aporte no desenvolvimento territorial e o desenvolvimento de projetos capazes de diminuir a pobreza. A exemplo de projetos do PROINF está a aquisição de perfuratriz adequada para o arquifero Jandaíra que será adquirida através da Prefeitura Municipal de Pureza fruto da discussão ano passado.

Nesse momento está sendo discutido e será fechada e aprovada até o dia 20 de julho uma nova proposta que será direcionada para apoiar uma cadeia produtiva escolhida pelo colegiado e apoiar ações que ajude a desenvolver a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. Na ultima quarta feira, 25 de junho aconteceu na cidade de Ceará - Mirim mais uma reunião do FOMAG onde tirou encaminhamentos sobre a construção de propostas que aponte nessa linha.

A reunião contou com a presença de alguns representantes dos gestores municipais, alguns Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações, ONGs e representantes do MDA e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O que nos chama atenção é a baixa participação e sensibilização dos nossos gestores municipais em um espaço onde existe decisões sobre o desenvolvimento regional e consequentemente está cada município e acima de tudo existe, recursos e programas capazes de ajudar as atuais gestões que tanto reclamam da falta de recursos para o apoio de ações e não se observa a capitação desses recursos para ajudar o desenvolvimento territorial e assim os municípios.

Também não quero aqui tirar a responsabilidade das instituições sociais de modo especial os Sindicatos, Associações e Cooperativas, até porque são instituições elementares na formulação, reivindicação e execução de ações capazes de proporcionar o desenvolvimento territorial ou comunitário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário