quarta-feira, 16 de abril de 2014

Jandaíra: grupo de jovens "Firmes na Fé" lança projeto de arborização, caminhada iniciará sensibilização da população local para o projeto


Um grupo formado por vários jovens do município de Jandaíra, vem organizando e refletindo alguns temas que discute o desenvolvimento do município. Entre eles o meio ambiente se encontra na pauta mundial e como não poderia deixar de ser em Jandaíra o grupo lançou no ultimo sábado(12) o Projeto de Arborização.

O Grupo está organizando para o próximo dia 21 de a I Caminhada Ecológica que traz como tema "Não Reclame do Calor, Plante uma Arvore".  A caminha se iniciará em com uma concentração em frente a creche municipal e percorrerá as Ruas São José, 26 de Janeiro e a Avenida Aristófanes Fernandes.

Esse projeto de Arborização surgiu a partir do empenho dos integrantes do grupo de Jovens Firme com Fé que perceberam a importância da arborização urbana. Mas do se trata especificamente esse projeto? Quais são os nossos objetivos com isso?

O projeto visa o aproveitamento dos efeitos benéficos ambientais e paisagísticos da arborização que nesse caso estão ligados aos elementos visuais da cidade, aliando a natureza e a cidade numa maior harmonização, esses mesmos efeitos contribuem para o controle da poluição atmosférica, sonora e visual na cidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. O objetivo é plantar as mudas que foram disponibilizadas e assim incentivar essa iniciativa em cidades vizinhas.

O efeito imediato da arborização contra o aquecimento global é perceptível pelo controle da temperatura, pois sua influência está relacionada ao controle da radiação solar, da ventilação e da umidade relativa do ar. A educação ambiental também é meta do projeto e por isso visamos incentivar também o plantio de hortas e plantas em escolas e creches da cidade.

A principal meta do projeto é proporcionar um incremento na cobertura vegetal arbórea da cidade, principalmente nas áreas livres, como a praça. Para atingir essa meta foi feito o pedido.....

A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) define 15 m2 de área verde por habitante pra um padrão de conforto, conforto térmico. Enquanto isso, Campo Grande atinge 74 m²/habitante, sendo caracterizada como uma das cidades mais arborizadas do país. No cenário nordestino, temos Fortaleza que, segundo o IBGE, ocupa o segundo lugar entre as capitais mais arborizadas do Nordeste.  Em grandes centros urbanos como estes citados, quanto maior for a concentração arbórea, ou seja, quanto mais árvores houverem, mais benéfico será para a população local, amenizando assim as intensas atividades urbanas que geram todos os tipos de poluição.

Quanto às estimadas árvores e sua importância, há um fato curioso e de grande relevância. O fato é que as árvores suam. Sim, elas transpiram minha gente, elas suam vapor d’água, é um fenômeno chamado de evapotranspiração. Mas o que seria essa coisa de nome tão complicado? Bom, a evapotranspiração é o resultado da transpiração das árvores, junto a transpiração da grama e a evaporação de água acumuladas no solo (como rios, lagos e até pequenas poças d’água). Quanto menos árvores houver no Brasil, menos vapor d’água terá e isso significa mais calor e menos chuva.

Essa é uma imagem de satélite de Jandaíra, do ano de 2010, como vocês podem ver existem cantos com pouca concentração de árvores e é isso que pretendemos reverter. Seguindo os critérios da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, basta fazer um cálculo simples pra saber que com a população atual de Jandaíra e de acordo com sua área territorial, essa cidade deveria ter cerca de 102 km2 de área verde. A ausência de árvores, o asfalto e as casas barrando os ventos, vão deixar nossas cidades cada vez mais quentes. O que faz com que um novo ciclo de consumo se forme: mais gente em busca de eletrodomésticos que amenizem a alta temperatura, menos pessoas querendo usar o transporte público, que já é de má qualidade, mais carros nas ruas, mais congestionamento…

Parece até coisa de teoria dos caos, mas é apenas uma fuga da população por melhor qualidade de vida. Vida essa que poderia ser mais saudável, com mais espaços de área verde, parques, e espaços de lazer ao ar livre. Não se trata apenas de plantar árvores, é preciso uma política municipal de manutenção dos espaços verdes, de punição mais severa para quem derruba alguma árvore e de conscientização da população. 

Queremos acima de tudo que a população tome consciência da importância das árvores em nossa vida, não basta plantar algumas mudas em praça pública, levem isso pra dentro de suas próprias casas. Nós temos os recursos necessários para uma vida mais saudável só precisamos aprender a usufruir da maneira correta! Podemos sim viver em equilíbrio e harmonia com a natureza, basta iniciativas por menos que sejam, que atinjam bairros, cidades, países, mas acima de tudo que atinjam a mente e conscientize as pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário