sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Pólos Sindicais apresentam nova proposta para construir o 9º CETTR da FETARN

Dedezinho

Analisando a conjuntura política atual e de modo especial a atual e o papel do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, os Pólos Sindicais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte(FETARN) das regiões Central e Mato Grande passam a discuti e intervi no processo de construção política do 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETARN que acontecerá em fevereiro de 2014. Esses pólos vêm fortalecendo as novas ideias, os processos coletivos, valorizando através da construção coletiva para a implementação de um sindicalismo mais forte e atuante, que acredita na formação sindical na formação de militância que seja capaz de dar mais respostas diante os novos desafios postos atualmente.

Emancipar os trabalhadores e trabalhadoras rurais da base é oportunizar as pessoas a participar dos processos, expor seus pensamentos, compartilhar suas e ideias e lutas, buscar a justiça social, igualdade e democracia. Sendo assim estes dois Polos, Mato Grande e Central, iniciaram o processo de discussão e construção coletiva do 9º CETTR e em torno de quem acredita em tudo isso, apresentam o nome do Companheiro José Edson de Oliveira(Dedezinho) no para dialogar sobre a coordenação desse pensamento a frente da Presidencia da FETARN continuar contribuindo com o Movimento Sindical, com a luta e sobre tudo no compromisso da defesa de todos os princípios apresentados anteriormente. 

Neste contexto esses dois Pólos Sindicais vêm construindo e dialogando com outros Pólos e no ultimo dia 20 de dezembro, em Mossoró, na sede do Sindicato da Lavoura foi reforçado esse debate com a presença de dirigentes sindicais de trabalhadores e trabalhadoras rurais de cinco Pólos Sindicais, tendo a participação de representantes do Mato Grande, Sertão Central, Grande Natal, Médio Oeste e Vale do Açu - Mossoró. Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas e coordenador do Pólo Sindical do Médio Oeste potiguar José Maria Junior essa metodologia é a inversão de um processo político ultrapassado, ou seja, o processo de construção da Federação deve passar pela participação e construção coletiva da base através dos sindicatos e pólos e não começar pela Direção e depois ir as bases.

 Reunião com cinco pólos em Mossoró

José Maria Junior

Os coordenadores dos Pólos Sindicais do Mato Grande e Sertão Central Francisco Matias(RENDA) e Gabriela aproveitaram para nessa perspectiva apresentarem a proposta do nome do companheiro Dedezinho para encabeçar uma chapa na lógica de poderem construírem juntos uma nova inversão do processo político do 9º CETTR. Como encaminhamento da reunião foi criada uma comissão de mobilização e uma nova reunião para continuidade do debate que acontecerá no Sindicato da Lavoura de Açu dia 27 de dezembro. Segundo os representantes principalmente dos dois Pólos Sindicais a apresentação da proposta está posta para construção com os demais pólos uma vez que até o momento estaria sendo apresentada como proposta o nome do ex presidente e atual tesoureiro da FETARN Manoel Cândido, mas a proposta não foi apresentada numa construção e sim a parti de uma comunicação da maioria da atual diretoria da Federação. "Os dirigentes dessas duas regiões desafiam e acreditam na construção coletiva pela base sindical e contrariando a proposta apenas comunicada convidam as demais regiões e pólos a construir juntos com Dedezinho", afirma Francisco Matias(RENDA) coordenador do Pólo Sindical do Mato Grande e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de João Câmara.

Dedezinho é o atual Secretário de Formação e Organização Sindical da FETARN e vem coordenando e ajudando a construir o processo formativo dos dirigentes sindicais rurais do RN através da proposta metodológica da Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura(CONTAG/ENFOC)

Francisco Matias(Renda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário