quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Desastre político/administrativo do governo estadual: esse é o jeito DEM de governar


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) acaba de fazer pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados sobre o pedido de afastamento da governadora do RN, Rosalba Ciarlini (DEM).  No discurso, Fátima Bezerra considerou que a decisão do TRE-RN foi correta diante das graves acusações de uso da máquina pública associado ao abuso do poder econômico por parte da governadora do DEM na campanha eleitoral de Mossoró, em 2012.

Discurso na íntegra 

Vivemos no Rio Grande do Norte um momento de extrema gravidade. Podemos caracterizá-lo como uma situação de crise de governo. A primeira evidência é a absoluta falência dos serviços públicos, notadamente na saúde e segurança, como resultado do desastre na gestão política do governo do DEM que levou a insolvência das finanças públicas.

Outra face dessa crise é o descumprimento de legislações relativas a planos de cargos, carreiras e salários de várias categorias de servidores públicos, o que tem provocado embates permanentes entre os trabalhadores e o governo Rosalba, precarizando ainda a oferta de serviços públicos à população, principalmente os que mais precisam da ação do Estado. Essa afronta à lei chegou a tal nível que resultaram em representação junto a Assembleia Legislativa do RN de pedido de cassação da governadora Rosalba, do DEM. 

Para tornar o quadro ainda mais grave há uma crise institucional que vem se arrastando com embates do Poder Executivo com a Assembleia Legislativa e o poder Judiciário, ocasionando um ambiente que compromete a necessária harmonia entre os poderes e profunda a perda de condições para governabilidade, que já são terríveis em decorrência de incompetência administrativa e política com a qual somos obrigados a conviver desde o início de 2011, quando o RN teve a infelicidade de passar a ser governado pelo DEM. Alias, o jeito DEM de governar que já produziu escândalos como o do governador Arruda, do Distrito Federal, e o afastamento da prefeita de Mossoró, pela 11ª vez, é o maior desastre da história política do nosso estado. 

Como se não bastassem esses fatos de enormes dimensões e implicações, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral TRE-RN desse último dia 10/12 declarando inelegível a governadora Rosalba e determinando seu afastamento do cargo, torna ainda mais dramático o que já estava crítico.
 
As acusações são graves e a decisão por 5X1 parecem dar uma clara indicação da consciência do que consta nos autos. Na verdade, a ostensividade da presença da governadora Rosalba na campanha eleitoral de Mossoró, em 2012, com o uso da máquina pública associado ao abuso do poder econômico levou o TRE-RN, corretamente, a tomar essa posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário