sábado, 23 de novembro de 2013

Violência contra juventude negra é debatida em audiência pública


A violência contra a juventude negra do Rio Grande do Norte foi tema de audiência pública, realizada nesta quarta, 20, no plenarinho da Assembleia Legislativa, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. O evento, iniciativa do mandato do deputado Fernando Mineiro (PT), contou com a participação de representantes de diversas instituições do Movimento Negro (quilombolas, indígenas, povos de terreiros e religiões de matizes africanas).

Mineiro reiterou o compromisso do mandato com a luta pela igualdade racial. Ele afirmou que é preciso “dar visibilidade às comunidades quilombolas”, por se tratarem de territórios “esquecidos pelo poder público”. 

O representante da Sessão do RN do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afrobrasileira, José Rocha Fernandes, denunciou o “desmonte e o sucateamento das políticas públicas de igualdade racial” no Rio Grande do Norte. Ele frisou que essa situação se reflete no crescimento da violência contra a juventude negra.

A representante do Centro Marista de Juventude, Aline Nalon, afirmou que a maioria dos jovens que têm direitos negados e vidas tiradas é formada de negros que vivem nas periferias das grandes cidades. Ela alertou para o que chamou de “extermínio da juventude” e ressaltou a importância da adesão do RN ao Plano Juventude Viva, criado pelo governo federal reunindo ações de prevenção que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica.

Divaneide Basílio, uma das organizadoras do 4º Seminário sobre Realidades Juvenis, marcado para os dias 29 e 30/11, enfatizou que o extermínio dos jovens tem “cor, idade e endereço”, uma vez que as maiores vítimas são negros, jovens e moradores das periferias. 

Os debatedores chamaram atenção, ainda, para o racismo institucional no Rio Grande do Norte, classificado com “uma praga”. No encerramento da audiência, Mineiro lembrou o herói quilombola Zumbi dos Palmares. “Viva Zumbi e viva o esforço daqueles que lutam por justiça e igualdade racial”, conclamou. 
Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário