terça-feira, 5 de novembro de 2013

CEJTTR se prepara para ajudar a construir o 9º CETTR da FETARN



Neste dia 04 de novembro jovens dirigentes sindicais rurais integrantes da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) estiveram reunidos na sede da Central Única dos Trabalhadores para discutirem várias pautas pertinentes a construção do 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETARN (CETTR). Os jovens dirigentes sindicais rurais representam as diversas regiões do RN organizados através de seus sindicatos e de 10 pólos sindicais.

Entre os temas os dirigentes discutiram as propostas que serão encaminhadas a Diretoria da Federação para integrarem o documento base do 9º CETTR, especificamente foram discutidos propostas que ainda serão aprofundadas durante todo período do Congresso e sua realização em fevereiro de 2014. Sucessão Rural, Formação, Participação e Organização Sindical da Juventude, Linhas de Créditos Para a Juventude, Juventude e Educação, Esporte, Lazer e Cultura, Participação na Política Eleitoral e o Plano de Lutas são os temas específicos.

Além desses temas o Secretário Estadual de Jovens da FETARN Erivam do Carmo afirmou que a orientação é que os delegados e delegadas jovens que serão eleitas nas assembleias municipais dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais deverão se inscreverem e participarem de debates que envolvem temas alem do mais específico como políticas sociais, previdência social, Reforma Agrária, Meio Ambiente, Política Agrícola e tantos outros. O Secretário acrescentou ainda que dos delegados que serão escolhidos nas assembleias no mínimo 20% devem ser jovens, cota garantida estatutariamente na FETARN e que também estarão com a mesma cota na nova diretoria eleita para o próximo período da federação.

Os integrantes se reúnem regimentalmente um dia que antecede os Conselhos Deliberativos da FETARN, então a FETARN estará reunindo seu Conselho Deliberativo nestes dias 05 e 06 de novembro, onde discutirá dois temas principais, o Regimento Interno do 9º CETTR e a previsão orçamentária para 2014. Alem desses estarão na pauta temas ligados aos agricultores agricultoras familiares. Participam do Conselho da FETARN os diretores e diretoras executivos dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados(as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário