sábado, 12 de outubro de 2013

Superintendentes do INCRA e IBAMA recebem comitiva de Jandaíra, na pauta temas ambientais e sociais da reforma agrária do município e região



Nesta sexta feira, dia 11 de outubro, o Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA - RN) Valmir Alves da Silva e o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis(IBAMA) Alvamar Queiroz receberam uma comitiva do Município de Jandaíra onde foi discutido assuntos ambientais e sociais da reforma agrária da região e de Jandaíra. Na pauta por exemplo o fortalecimento da ação do IBAMA e INCRA e outros órgãos como o IDEMA nas áreas de Assentamentos da Reforma Agrária.

No caso específico de Jandaíra a comitiva composta pelo Representante do Prefeito Beto Roque e da Prefeitura Municipal de Jandaíra Jocelino Dantas enquanto Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra Daniel Matias de Souza, do Presidente da Associação do Projeto de Assentamento Guarapes Josenildo Dantas e do ex prefeito de Jandaíra Silvano Pinheiro foi encaminhada a solicitação de estudos técnicos que viabilize a possibilidade da legalização e liberação da exploração sustentável da pedreira localizada dentro do Assentamento Guarapes.

A pedreira ficou dentro da área de reserva legal quando da divisão e parcelamento do assentamento em 2001 e por isso vem sendo impedida legalmente da exploração. Os representantes do Assentamento e do município argumentam para os representantes dos órgãos envolvidos que a pedreira já era e é fonte histórica do sustendo financeiro e social de várias famílias do assentamento e do município e por isso poderia ser elaborado um estudo acompanhado de um projeto de exploração sustentável, social e solidária para a continuidade dessa exploração de forma aperfeiçoada.

Também participou e acompanhou a reunião o técnico do setor ambiental do INCRA Roberto Junior. A audiência ocorreu no gabinete do IBAMA, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário