quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sem tratar de questões importantes, minirreforma tem votação travada

O PT lançou uma estratégia ontem, junto com PSB, PSOL, PDT e PC do B, de impedir a votação da minirreforma eleitoral na Câmara. Os partidos pediram adiamento da discussão, o que esvaziou o plenário.
Como dificilmente haverá quórum hoje e amanhã por causa do prazo de troca partidária estar perto do fim, a minirreforma, se aprovada, valerá somente para as eleições de 2016-2018.
O PT adiou a votação porque essa minirreforma só trata de questões acessórias, não trata do mais importante. O essencial, que é a reforma política, vem sendo deixado de lado.
A minirreforma aborda questões como a livre manifestação de candidatos nas redes sociais, proibição do uso de faixas, placas e pintura de muros, permissão para substituir candidatos até 20 dias antes da disputa e por aí vai.
São mudanças tão pequenas que não mudam nada no sistema eleitoral brasileiro. Precisamos, sim, tocar as questões centrais.
Isso pode e deve ser feito por meio do decreto legislativo que PT, PDT, PSB e PCdoB apresentaram na Câmara, a fim de fazer um plebiscito para a reforma política. Essa, sim, urgente, imprescindível, inadiável.
Por Zé Dirceu via seu Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário