terça-feira, 1 de outubro de 2013

Prefeitura Municipal de Jandaíra e CMI promovem a Semana Muncipal do Idoso



Secretária Marta Maria, Edson Dias e Equipe da SEMTHAS

programação marca as comemorações pelo dia internacional e nacional do idoso.

A Prefeitura Municipal de Jandaíra através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social(SEMTHAS) e o Conselho Municipal do Idoso(CMI) estão promovendo essa semana várias atividades em comemoração ao dia internacional e nacional do idoso. A programação denominada Semana Municipal do Idoso teve sua abertura oficial hoje(01) de outubro, às 15 horas, no Centro de Convivência do Idoso(CCI).

No momento estiveram presentes mais de 100 participantes, onde participaram de uma palestra com apresentação de vídeo homenageando pelo dia internacional e nacional do idoso. Estiveram presentes no evento a Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social Marta Maria, o Presidente do Conselho Municipal do Idoso Edson Dias e demais membros do Conselho.

A programação continua durante o dia de amanhã(02) de outubro, onde terá inicio com uma caminhada, às 06:30, saindo em frente ao Centro de Referencia da Assistência Social(CRAS) e encerrando no CCI, onde haverá corte de cabelo, manicure e outros serviços exclusivos aos idosos.

Saiba mais sobre a importância dessas comemorações e história desse momento pelo Brasil



No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

A região Norte, apesar do contínuo envelhecimento observado nas duas últimas décadas, ainda apresenta uma população bastante jovem, devido aos altos níveis de fecundidade no passado. Já as regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores proporções de idosos na população total, mantendo-se como as duas regiões mais envelhecidas do País. Ambas tinham em 2010 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais.

Confira estas e outras informações levantadas pelo Censo 2010 clicando aqui.

Fotos: Edson Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário