terça-feira, 22 de outubro de 2013

Chega ao fim da chamada janela partidária e o cenário político em Jandaíra já dar nova guinada




Fotos: Eurípedes Dias

Com o fim da chamada janela partidária, ou para alguns a brecha legal da infidelidade partidária e o cenário político local em Jandaíra já dar uma nova guinada. Na sessão plenária da Câmara de Vereadores de ontem a noite(21) o vereador Ivanaldo Lima(BAMBÃO) anunciou em forma de desabafo a sua saída do Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) e que estaria criando e presidindo a parti de agora um novo partido no município de Jandaíra no caso o Partido da Solidariedade(PS) recém criado no país e já reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE).

"Estou saindo do PMDB antes que eles me expulsem" afirmou o vereador Bambão ao usar da palavra na sessão. "Estou saindo pelas situações internas que estão acontecendo dentro do PMDB no município de Jandaíra, e tem mais não saio sozinho do PMDB levo mais gente, do jeito que o PMDB esta não dar para continua no partido, não darei sustentação ao PMDB nesta casa pois se estou saindo como vou apoiar o partido na câmara", acrescentou o vereador.

O vereador ainda não deixou totalmente claro qual será sua posição na casa, se de total independência de situação e oposição, ou se caminhará para a base de sustentação política da situação, embora afirme sua posição em relação a não sustentação sobre o PMDB. O vereador era filiado ao PMDB a mais de 20 anos, e tira o quarto mandato de vereador eleito pelo partido. O desabafo do vereador demonstra no minimo uma crise interna no partido, uma vez que o Vereador e líder da bancada do PMDB Reginaldo Dantas tentou remendar a saída do vereador como se fosse uma posição de independência, opinião própria, simbolo democrático e que as relações pessoas não se abalariam, mas não foi o que deixou a transparecer pelo vereador Bambão nas suas afirmações e expressão visual e semblante.

Com este novo cenário a Câmara de Vereadores fica distribuída entre os partidos da seguinte forma: o PMDB ainda com o maior número sendo 3, os vereadores Raimundo Faria, Laércio Neves e o vereador Reginaldo Dantas, o Partido da República(PR) com 2, sendo o vereador Wellington Fernandes e o vereador Arinaldo Tavares(TIMBA), o DEM com 1, o vereador Thiago Aguiar, o PSB com 1, o vereador Wdagno Sandro e o PT também com 1 no caso o companheiro Lêvo atual Presidente da casa. Ao final da sessão os vereadores Arinaldo Tavares, Wdagno Sandro, o vereador e presidente da casa Lêvo  e inclusive o vereador Raimundo Faria do próprio PMDB parabenizaram e desejaram boa sorte a atitude do vereador Bambão.

Saiba mais sobre o significado da janela partidária ou a janela para a infidelidade partidária:


Na prática, a mudança estabelece algumas condições para que o político que trocou de legenda não perca o mandato, conforme estabelece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma resolução do TSE permite a mudança em quatro situações: incorporação ou fusão de siglas, criação de nova agremiação(fato que ocorre com o PS no país inteiro e em Jandaíra), mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal. A norma também diz quem pode acionar o infiel na Justiça. No caso dos municípios qualquer vereador, ou o prefeito e vice prefeito(esses não muitos claros do ponto de vista jurídico perante as normas) saíssem de seus partidos onde foram eleitos para outros partidos que não fossem novas agremiações ou não se encontrassem diante de nenhuma das situações das normas correriam o risco do partido ou coligações de origem do pleito eleitoral poderiam recorrer na justiça e requererem seus mandatos por infidelidade partidária, ou seja, na prática o infiel poderia perde o mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário