quarta-feira, 4 de setembro de 2013

UFRN e INCRA instala oficialmente o Curso de Gestão em Cooperativismo para publico da reforma agrária




A Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/RN instalaram no dia de ontem, 02 de agosto de 2013 o Curso em Gestão de Cooperativas. O curso será realizado durante três anos, sendo uma semana a cada mês e faz parte de uma construção histórica dos movimentos sociais, a UFRN e o INCRA que abraçou a ideia através do financiamento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

Para mim de modo especial, fazer parte dessa história de luta e ao mesmo tempo da conquista e encontrar vários companheiros e companheiras que historicamente sempre militaram e militam por uma educação que proporcione o acesso dos nossos jovens e adultos rurais e de modo especial o publico da reforma agrária ao ensino superior nem todos compreendem esse momento, mas é de tamanha importância e de validade histórica. Pois representa umas das mais respeitadas Universidade federais do País abraçando uma causa que historicamente nunca foi abraçada e tão pouco direcionada a este tipo de publico.

É um curso regular igualmente a qualquer outro da UFRN que nos proporcionar a nossa qualificação específica, teórica e cientifica daquilo que sempre incentivamos e fazemos ao longo da história de luta e organização dos agricultores e agricultoras familiares. Agora abraçaremos essa causa e esperamo torna como referencia regular para a UFRN e quem sabe para o resto do País.

A solenidade de abertura e instalação do curso contou com a participação do Superintendente do INCRA Valmir Alves, do pro reitor Dantas Medeiros e dos professores integrantes da coordenação pedagógica dentre eles, o Professor Carlos Wanderley e o Professor João Matos. O Professor José Washington José de Souza responsável pela coordenação inicial da equipe elaboradora do projeto deixou uma mensagem gravada em vídeo, uma vez que se encontra na Inglaterra em um trabalho acadêmico. 



Fotos: Débora Azevedo - INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário