terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pesquisa: Dilma cresce; Marina em 2º; Aécio estagnado; e Eduardo Campos cai

Levantamento de opinião pública divulgado na manhã de hoje, da Confederação Nacional dos Transportes-CNT / Instituto MDA Pesquisa, indica que a presidenta Dilma Rousseff continua a se recuperar nas pesquisas. Ela tem 58% de aprovação pessoal dos brasileiros e vê registrar, também, expressivo crescimento na aprovação popular ao programa Mais Médicos.
Por esta pesquisa CNT/MDA, feita entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, seu governo é aprovado por 38,1% dos entrevistados. A última pesquisa CNT/MDA feita em julho, um mês depois do início das manifestações de rua apontava uma aprovação de 31,3% ao governo Dilma. Também na avaliação do desempenho pessoal da presidenta, o levantamento anterior apontava forte queda, no intervalo de um mês sua popularidade havia caido de 73,7% para 49,3%.
Agora, a pouco mais de um ano das eleições nacionais em que disputará a reeleição, as pesquisas seguem dando a possível vitória à sua candidatura. Conforme registram os números e foi assinalado pelos responsáveis pela divulgação do levantamento, a presidenta conseguiu ampliar a distância sobre a candidata Marina Silva (do Rede Sustentabilidade, em formação), que continua em 2º lugar na pesquisa.
A pesquisa confere 36,4% das intenções de voto para a presidenta na reeleição, seguida por Marina, com com 22,4%. Na sequência, vem o candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), que manteve os mesmo 15,2% do levantamento anterior. O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), caiu 2,2 pontos em relação a levantamento anterior e fica com 5,2% da preferência dos eleitores nesta pesquisa.
Na pesquisa de julho, a presidenta Dilma tinha 33,4% das intenções de voto; Marina, 20,7%; Aécio Neves (15,2%);e Eduardo Campos (7,4%). O número de votos nulos e branco, além daqueles que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, chega a 17,9% por este levantamento.
Mais médicos

A pesquisa CNT/MDA também avaliou a aprovação da população ao programa Mais Médicos, que começou a funcionar no início deste mês e contrata médicos estrangeiros para atender nos municípios no interior do país e nas periferias das nossas grandes cidades. Ela confirma que absolutamente não colou o coro contra o programa entoado pela oposição e pelas entidades corporativas dos médicos.
A CNT/MDA aponta que nada menos que 73,9% dos brasileiros são favoráveis à contratação de médicos estrangeiros pelo programa do governo. Vejam, em julho, última CNT/MDA anterior, eram 49,7% aqueles que se diziam favoráveis ao Mais Médicos. Melhor, ainda: metade dos entrevistados (49,6%) diz acreditar que o programa do governo vai ajudar a solucionar “os graves problemas de saúde do país”.
O levantamento também mapeou o grau de preocupação da população com o cenário econômico do Brasil. Entre os entrevistados, 52,8% se dizem “preocupados” ou “muito preocupados” com a situação econômica do país. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores, em 135 municípios de todo o país. Sua margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Blog de Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário