quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CONTAG realiza seminário sobre energia solar


A CONTAG(Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultora), em parceria com a empresa de energias renováveis Brasil Solair, realiza hoje e amanhã (19) o Seminário Inserção da Agricultura Familiar na Matriz Energética Brasileira: Energia Solar Distribuída e Suas Oportunidades. O evento acontece na sede da CONTAG, em Brasília. O objetivo é apresentar e discutir o tema da inserção da agricultura familiar na matriz energética brasileira.

Voltado principalmente para o público interno da instituição, o seminário conta também com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Embrapa e de líderes do MSTTR. Para o secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris, “é muito importante conhecer melhor sobre o assunto para que seja possível elaborar políticas públicas relacionadas à produção e ao uso de energia renovável pela agricultura familiar”. O presidente da CONTAG, Alberto Broch, completou: “Esse é um assunto pouco discutido no Brasil e ainda menos no campo. Este seminário é uma oportunidade de abrir novas possibilidades para a agricultura familiar”.

O diretor da Brasil Solair, Nelson Silveira, iniciou o seminário descrevendo os tipos de energia utilizados atualmente, além de informações sobre o sistema elétrico brasileiro, incluindo a energia solar. Serão apresentados ainda aspectos técnicos da energia solar fotovoltaica e discutidos aspectos econômicos, operacionais e legais de inserção da agricultura familiar na geração de energia. Os participantes conhecerão ainda como foi o processo de implantação do Projeto Geração de Renda e Energia Renovável de Juazeiro (BA) e aprender sobre os equipamentos básicos para instalação do sistema de geração de energia solar.

FONTE: Imprensa CONTAG - Lívia Barreto, edição Jocelino Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário