sábado, 17 de agosto de 2013

Em 180 dias 270 jovens foram assassinados em Natal: Até quando não nos importaremos?

Por Fernando Mineiro*

Tão assustador quanto as estatísticas relacionadas ao número de jovens assassinados em Natal no primeiro semestre deste ano é a indiferença com que parte da sociedade natalense assiste passivamente a essa barbárie. Até quando vamos fazer de conta que não temos nada a ver com isso? Até quando nos enganaremos debitando essas mortes nos acertos de contas entre gangs e disputas por drogas? Esperaremos ver os nomes de familiares entre os 1,5 jovens assassinados por dia em nossa cidade para acender nossa indignação e nos mobilizarmos, exigindo que os poderes públicos garantam a vida de nossa juventude?

Acabamos de comemorar o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e de assistir à aprovação e à sanção do Estatuto da Juventude. Portanto, não se trata de falta de legislação. Trata-se de falta de prioridade com a vida de nossos adolescentes e jovens.

A Prefeitura de Natal e o Governo do Estado historicamente se omitem diante de suas responsabilidades na construção e manutenção de uma rede de proteção a este importante segmento populacional.

Não olho este cenário de horror como mero expectador. Através de audiências públicas, do apoio e acompanhamento de ações dos mais variados grupos em bairros periféricos de Natal, de discussões sobre orçamento e financiamento das políticas públicas voltadas para a construção de redes de proteção e construção de um sistema de medidas socioeducativas, tenho buscado contribuir para que a temática do extermínio de nossa juventude entre na agenda política de nossos gestores municipais e estaduais.

A administração municipal de Natal tem papel a cumprir para conter a matança de nossos jovens. É de sua responsabilidade tirar do papel o Conselho Municipal de Juventude e construir um Plano Municipal da Juventude. Tem estatuto de urgência a adesão de nosso município ao Plano Juventude Viva, lançado recentemente pelo Governo Federal. Além disso, nossos gestores municipais podem desempenhar importante papel articulador de ações conjuntas entre a sociedade, Governo do Estado e demais gestores da Região Metropolitana de Natal.

A Juventude Quer Viver e todos nós devemos nos importar com isso. 

*Deputado estadual do PT-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário